Logo UFBA
 

LINHAS DE PESQUISA, DOCENTES E TRABALHOS CONCLUÍDOS ATÉ SETEMBRO DE 2003:

Linha II - Poéticas e Processos de Encenação

Pesquisas sobre processos de encenação concluídos ou em andamento, focalizando tendências contemporâneas das artes cênicas e suas interfaces com outras áreas, incluindo também montagens didáticas, aspectos de composição e de recepção do espetáculo.

Professores Permanentes da Linha II (Nome, título, área de formação, Instituição, ano, e-mail): - Ciane Fernandes, Philosophy Doctor (Performance Studies/ Dança-Teatro, NYU, EUA, 1995), Aperfeiçoamento Rajyashree Ramesh Academy for Performing Arts, Berlim, 2003 - cianef@hotmail.com , cianef@ufba.br.

-Cleise Furtado Mendes, Doutora ( Letras, UFBA, 2001) - cleise@ufba.br;

-Eliana Rodrigues Silva, Doutora (A. Cênicas, UFBA, Brasil, 2000) - liarodrigues1@hotmail.com;

- Ewald Hackler, Philosophy Doctor (Cenografia e Encenação, Berkeley, EUA, 1983) - ppgac@ufba.br;

-Leda Muhana Iannitelli, Education Doctor (Dança, Temple, EUA, 1994), Pós-Doutorado University of Massachusetts at Amherst, 2003 - liannite@smith.edu, ledamuhana@ig.com.br;

-Sérgio Coelho Borges Farias, Doutor (Artes-Teatro, USP, Brasil, 1990), Pós-Doutorado U. Paris X, 2001 - scbfar@ufba.br;

-Sonia Lucia Rangel, Doutora (Artes Cênicas, UFBA, 2002) - sorangel@ufba.br.

Professor Participante:

Professor da UFBA com atuação parcial no PPGAC -Roberto Sanches Rabêllo, Doutor (Educação, USP, Brasil, 2003) - bob@ufba.br;

Dissertações de Mestrado da Linha II já aprovadas em defesa pública:

1. Sorriso de Mulher - Personagens Femininas nas Comédias Musicais Baianas (1986-1995), de Marilda de Santana Silva, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Defesa: 15 de dezembro de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Ciane Fernandes e Edvaldo Souza Couto (UFBA/FCH).

2. O Papel do Teatro na Construção do Projeto Pedagógico. O Caso da Escola Estadual Padre Palmeira, na Bahia, de Paulo Pereira Júnior, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: 29 de dezembro de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Eliene Benício Amâncio Costa e Silvana Garcia (USP).

3. A Intuição como Referência no Desenvolvimento Sensorial e Performático do Dançarino, de Maria Aparecida Linhares dos Santos e Silva, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: 19 de dezembro de 2000, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Suzana Maria Coelho Martins e Mônica Allende Serra (UNICAMP).

4. A Performance Cenográfica de Daniela Thomas, de Eliézer Leite Rolim Filho, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo, Defesa: 08 de junho de 2001, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Catarina Sant' Anna e José Dias (UNIRIO).

5. Umbigüidades - reflexões sobre o processo de encenação de uma pesquisa vocal para o teatro, de Iami Rebouças Freire, orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Encenação: 07 de outubro de 2001 na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Defesa: 08 de outubro de 2001, na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Armindo Jorge de Carvalho Bião, Sérgio Coelho Borges Farias e Marta Isaacsson Silva (UFRGS).

6. Metas de contato: Uma experimentação do Método e de Técnicas Psicodramáticas Aplicadas à Composição Coreográfica, de Isabelle Cordeiro Nogueira, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Encenação: 04 de dezembro de 2001.Defesa: 05 de dezembro de 2001, no Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Antonia Pereira e Monica Allende Serra (UNICAMP).

7. A Alma das Palavras - A voz enquanto Imagem das Palavras: Uma Proposta de Leitura e Em-cenação, de Maria Eleonora Montenegro, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo, Encenação: 17 de dezembro de 2001, Defesa: 18 de dezembro de 2001, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Catarina Sant'Anna e Silvana Garcia (USP).

8. Insônia, a encenação: uma pesquisa sistemática para a realização de uma montagem didática na Escola de Teatro da UFBA, de Hebe Alves da Silva, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 20 de dezembro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Sérgio Coelho Borges Farias e Silvana Garcia (USP).

9. A Criação de um Corpo Cênico: Explorando as fontes orgânicas da atuação, de Demian Moreira Reis, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Encenação: 20 de dezembro de 2001. Defesa: 21 de dezembro de 2001, na Escola de Dança da UFBA em Salvador. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Eliene Benício Amâncio Costa e Suzy Frank Sperber (UNICAMP).

10. Palco Iluminado: O Festival de Inverno de Campina Grande e sua repercussão no Teatro Paraíbano, de Mônica Maria Macedo Hermínio, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo, Defesa: 19 de janeiro de 2002, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Sérgio Coelho Borges Farias e José Dias (UNIRIO).

11. Dramaturgia do ator: pré-expressividade, energia e subpartitura na criação de partituras cênicas no espetáculo As Velhas, de Elias de Lima Lopes, orientação: Paulo Roberto Vieira de Melo. Defesa: 21 de janeiro de 2002, no Teatro Lampião do Departamento de Artes da UFPB em João Pessoa. Banca Examinadora: Paulo Roberto Vieira de Melo, Catarina Sant'Anna e Antonio Edson Cadengue (UFPE).

12. A mais forte: A dança na encenação da peça de Strindberg, de José Everaldo de Oliveira Vasconcelos, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 31 de janeiro de 2002, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Christine Greiner (PUC-SP).

13. Corpos musicais: A dança na cena artística de Daniela Mercury, de Jussara Sobreira Setenta, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Defesa: 17 de junho de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Dulce Aquino e Eusébio Lobo da Silva (UNICAMP).

14. Os Padrões de Movimento no Treinamento do Ator: análise crítico-descritiva da padronização do movimento e sua influência no desenvolvimento cinestésico-expressivo do ator, de Gabriéla Rozana Peres Cubas, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 10 de agosto de 2002, na Sede do II Congresso Nacional de Dança, RS. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Dulce Aquino e Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

15. Capoeira Angola como treinamento para o ator, de Evani Tavares Lima, orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 14 de agosto de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Lúcia Fernandes Lobato e Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

16. Matrizes Estético-conceituais na análise da composição do personagem teatral, de Martin Miguel Rosso, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 07 de outubro de 2002, no Instituto de Artes da UFRGS. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Sérgio Coelho Borges Farias e Marta Isaacsson (UFRGS).

17. Modelo administrativo do Teatro Vila Velha: uma luta pela sobrevivência, de Angel Cristóbal Garrido Martinez, orientação: Eliana Rodrigues Silva. Defesa: 10 de janeiro de 2003, na Sala 12 da Escola de Administração da UFBA. Banca Examinadora: Eliana Rodrigues Silva, Eliene Benício Amâncio Costa, Marcelo Dantas (UFBA/ADM) e Mário Fernando Bolognesi (UNESP).

18. Uma tribo mais de mil - O teatro do CRIA, de Maria Eugênia Viveiros Milet, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Encenação e Defesa: 27 de janeiro de 2003, no Teatro Gregório de Mattos. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Sonia Lucia Rangel, Luiz Felippe Perret Serpa (UFBA/EDC) e Ingrid Dormien Koudela (USP).

19. A voz e a palavra na cena do Recife hoje: um estudo sobre a preparação vocal do ator e seu resultado em performance no teatro para criança, de Rose Mary de Abreu Martins, orientação: Silvia Davini. Defesa: 20 de fevereiro de 2003 na Universidade Federal de Pernambuco. Banca Examinadora: Silvia Davini, Suzana Maria Coelho Martins e Marígia Ana de Moura Viana (UNICAMP).

20. Aspectos da dança contemporânea do Recife (1988-2002), de Arnaldo José de Siqueira Júnior, orientação: Ciane Fernandes. Defesa: 21 de fevereiro de 2003, na Universidade Federal de Pernambuco. Banca Examinadora: Ciane Fernandes, Eliana Rodrigues Silva, Suzana Maria Coelho Martins e Edson Claro (UFRN).

21. Olhos de Touro: um processo de encenação, de Márcia Duarte Pinho, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 30 de abril de 2003, na UnB? . Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Silvia Adriana Davini e Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz (UnB? ).

22. Abertura para outra cena - Uma história do teatro na Bahia a partir da criação da escola de teatro, de Raimundo Matos de Leão. Defesa: 29 de setembro de 2003 na Escola de Teatro da UFBA. Orientação: Cleise Furtado Mendes.Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Cleise Furtado Mendes e Silvana Garcia (USP).

23. Sedução: a construção do corpo do Bailarino-Pesquisador-Intérprete encantado pela lenda do boto, de Jaime Augusto Duarte Amaral. Orientação: Sônia Lúcia Rangel. Defesa: 28 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Sônia Lúcia Rangel, Maria do Socorro Simões (UFPA) e Suzana Maria Coelho Martins.

24. Gesto Transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do Espetáculo Metrópole, de Ana Flávia de Mello Mendes. Orientação: João de Jesus Paes Loureiro. Defesa: 27 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: João de Jesus Paes Loureiro, Suzana Maria Coelho Martins e Elizabeth Pessoa Gomes da Silva (UFPA).

25. A maquiagem no processo de construção do personagem, de Jesus Fernando Vivas de Souza. Orientação: Ewald Hackler. Defesa: 02 de agosto de 2004, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Ewald Hackler, Fernando Pinheiro Villar de Queiroz (UNB) e Eliene Benício Amâncio Costa .

Teses de Doutorado da Linha II já aprovadas em defesa pública:

1. Tran-Chan: Princípios da Pós-Modernidade Coreográfica na Dança Contemporânea, de Eliana Rodrigues da Silva, orientação: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli. Defesa: 11 de dezembro de 2000, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli, Ewald Hackler, Suzana Maria Coelho Martins, José Antonio Saja (UFBA/LET) e Christine Greiner (PUC/SP).

2. CasaTempo? , uma poética: jogo, imagem e memória no percurso criativo de um espetáculo-exposição, de Sônia Lúcia Rangel, orientação: Sérgio Coelho Borges Farias. Defesa: 19 de abril de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Sérgio Coelho Borges Farias, Cleise Furtado Mendes, Ciane Fernandes, Pasqualino Romano Magnavita (UFBA/ARQ) e João Gabriel Lima Cruz Teixeira (UnB? ).

3. Pahy-Tuna - um mito arcaico numa releitura para o teatro em música, de Leonardo Vincenzo Boccia, orientação: Ewald Hackler. Defesa: 16 de dezembro de 2002, na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Ewald Hackler, Cleise Furtado Mendes, Suzana Maria Coelho Martins, Joel Barbosa (UFBA/MUS) e Maurício Loureiro (UFMG).

4. Trânsito de Imagens nos Filmes de Peter Greenaway, de Giovana Santos Dantas da Silva. Orientação: Ewald Hackler. Defesa: 19 de março de 2004, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Ewald Hackler, Antônia Pereira Bezerra, Cleise Furtado Mendes, Silvia Fernandes Telesi ( USP) e Rita de Cássia Gomes Barbosa ( FTC e UEFS).

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
--> PPGAC-UFBA