Noticias

Informações Processo Seletivo IV CEGESP - critérios

29 Mar 2010


Prezados profissionais da área de Segurança Pública Interessados (as) no Curso de Especialização da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – RENAESP/UFBA

Informamos que as inscrições para o processo seletivo do curso de Política e Gestão de Segurança Pública – IV CEGESP deverão ocorrer até fins Junho do corrente ano.

Considerando que este ano será exigido na inscrição 01 (um) pré-projeto de pesquisa, a ser desenvolvido individualmente, informamos abaixo o padrão que será solicitado bem como as linhas de pesquisa que o candidato deverá optar.

Tal iniciativa, de antecipar todas essas informações, decorre do fato de que este ano, o período de inscrição será bastante reduzido e vocês precisam de um tempo para refletir sobre a sua escolha do curso, da linha de pesquisa e do problema de partida a investigar.

Após esta comunicação, aguardem a abertura oficial do processo seletivo. O processo será transparente e democrático. A oportunidade é de todos.

Escolha, entre as linhas de pesquisa abaixo descritas, uma do seu interesse de estudo. Conforme você poderá observar, existe uma inter-relação entre elas que são estabelecidas pelo campo maior da área de concentração da segurança pública.

Linhas de Pesquisa da Formação de Profissionais em Segurança Pública, na RENAESP-UFBA

Linha 01: Políticas e Gestão em Segurança Pública

Linha 02: Direitos Humanos, Justiça e Cidadania

Linha 03: Criminalidade e Vitimização

Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de Concentração da Segurança Pública integra, dentro desta, as articulações de temas interdisciplinares e transversais na área de segurança pública, justiça e cidadania que agreguem os projetos e esforços de produção acadêmica do curso nas três linhas de pesquisa descritas abaixo:

Linha de Pesquisa 01 - Políticas e Gestão em Segurança Pública: abrigará estudos e pesquisas que abordem as relações entre o Estado e Sociedade, em especial o papel do Estado nas ordens sociais modernas e na transformação contemporânea destas conformações. Articula discussões sobre as Políticas e Gestão da Segurança Pública no contexto dos fenômenos das violências e das suas expressões materiais, culturais e simbólicas. Os estudos das relações entre Governo, Administração e Políticas Públicas são orientados pelos conceitos de federalismo, descentralização e relações intergovernamentais. O estudo das políticas e práticas de gestão em Segurança Pública no Brasil compreenderá ainda as relações entre polícia e sociedade, os modelos de gestão da Segurança Pública no Brasil, policiamento comunitário, gestão integrada e novas formas de gestão da informação em Segurança Pública. Além disso, também trataremos os indicadores de avaliação de políticas, envolvendo as dimensões do espaço público, dos direitos humanos e da cidadania compreendidos nessas políticas com vistas a possibilitar diagnósticos de gestão no que tange a prevenção da criminalidade e a promoção da segurança. Por outro lado, ainda, os modelos de gestão, seu planejamento, desenho e aplicação. Os modelos de avaliação Segurança Pública em redes de cooperação serão um dos objetos de estudo dessa linha de pesquisa.

A linha de pesquisa 02 – Direitos Humanos e Cidadania: se concentra na análise sobre a integração das ordens políticas e das instituições de Segurança Pública e suas implicações para a democracia, a construção, efetividade e ampliação da cidadania. A construção de possibilidades de uma sociedade segura e que respeite os preceitos da cidadania será uma preocupação central dos estudos desta linha. Os Direitos Humanos, a Ética e a Cidadania comporão as principais preocupações de investigação social, sobretudo associada à análise crítica das configurações contemporâneas da sociedade brasileira e nossas experiências históricas. A investigação do ethos das instituições de Segurança Pública, do trato com a dignidade humana, do valor da vida e das possibilidades de promoção de solidariedade, além dos meios de controle do avanço de uma cultura da violência na nossa sociedade, são objetos de reflexão desta linha.

Linha de Pesquisa 03 - Criminalidade e Vitimização: sua atenção se volta para os estudos da prevenção pelos diferentes atores sociais do crime na sociedade contemporânea. Dentre as bases institucionais do desempenho da segurança pública, estuda as instâncias da reação social formal e informal. Outro ponto importante dentro desta linha é o estudo do Sistema Prisional, suas configurações, organização e administração, dinâmica e custeio, vendo aí a atuação dos diferentes atores e desenhos institucionais envolvidos: delegacias, policiais, agentes, apenados, ONG’s, pastoral carcerária, Ministério Público, Poder Judiciário. Além disso, esta linha ainda contempla o estudo, dentro da Criminologia, dos conceitos e modelos de policiamento, explorando suas possibilidades para além da atuação do Estado. Uma preocupação aqui é interpretar as respostas sobre a criminalidade a partir das configurações do Estado social e democrático de Direito, portanto nos problemas mal equacionados de accountability. Além disso, se constitui como objetos: o controle externo - ouvidorias (Violência e corrupção policial), vitimização do policial e direitos humanos e uso da força legalidade e legitimidade. Os conhecimentos dessa linha de pesquisa envolvem a prevenção social da violência em relação a drogas e juventude, a prevenção comunitária do delito e da violência, a experiência da polícia comunitária. A leitura da prevenção da violência terá enfoque multi e interdisciplinar tendo como base teórica a criminologia e a sociológica no contexto brasileiro e da América Latina.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ- PROJETO DE PESQUISA

Elaboração de um pré projeto de pesquisa contendo de 04 a 07 páginas, sob formatação Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaço 1,5.

Estrutura do pré-projeto

1.Título 2.Introdução 3.Objetivos (geral e específicos) 4.Metodologia (como será realizado o estudo) 5.Justificativa (qual importância acadêmica e social da proposta) 6.Bibliografia

Atenção: POR ENQUANTO NÃO SOLICITEM INFORMAÇÕES VIA TELEFONE, AGUARDEM NOVOS CONTATOS VIA EMAIL ou ACESSEM O SITE DO PROGESP. www.progesp.ufba.br

     



Nome de usuário:
person
Senha:
key