sítio de nelson pretto | www.pretto.info | na bahia, são 18:08


logo de a tarde
NelsonPretto

Ufba rebelde

NELSON PRETTO - Diretor da Faculdade de Educação da UFBA - www.pretto.info

A UFBA nasceu em 1946 da mesma forma peculiar que a maioria das nossas universidades, fruto da aglutinação de escolas isoladas que existiam muito antes do pitoresco ato de criação da primeira universidade no Brasil, criada para dar título honorífico a um Rei em visita ao país.

Na Bahia, as primeiras escolas isoladas foram criadas em 1832. Em 1946, Edgard Santos agrupouas dando origem à UFBA, num projeto que incluía uma articulação não muito fácil das históricas escolas profissionais com as novas e "estranhas" escolas de música, teatro e dança. Foi, portanto, com o cimento da cultura – uma Cultura com C maiúsculo e no singular, é bem verdade que ela se estruturou no cenário nacional.

Singular como o próprio Edgard Santos, que reitorou a UFBA por mais de 15 anos, impondo uma visão de cultura de forte influência ocidentaleuropéia, notadamente de elite. Mas o polêmico Edgard trazia em paralelo áreas não muito tradicionais para os valores da época, possibilitando, assim, a criação de novos setores, entre os quais, o nosso importante Centro de Estudos Afro-Orientais, "inventado" por Agostinho Silva, pensador português que andava pelo Brasil naquela época. Nascia a UFBA, portanto, promovendo a interação entre saúde, ciência, tecnologia, arte e cultura, sendo a cultura, aqui, um dos seus elementos mais primordiais.

A UFBA não se conformava com o estabelecido, partia para criar e re-criar conceitos e rebeldias.

Rebeldias, sim, pois essa deve ser a primordial função de uma universidade. Uma universidade que se acomoda, morre! Não tem o que comemorar.

A UFBA, com certeza, terá muito o que celebrar se conseguir dar a volta por cima, rodar a baiana, como bem dizemos aqui na terra, e recuperar o tempo gasto em especializações exageradas, em um olhar voltado apenas para o próprio umbigo, fechada em si mesma, e, ao invés disso, buscar, com um forte caldo de cultura, articular os diversos ramos do conhecimento, intensificando o seu compromisso na defesa da universidade como um espaço público – talvez um dos últimos! – deste mundo dito globalizado, que produz tantas desigualdades, guerras e injustiças sociais.

A UFBA, que fez ontem 60 anos, tem um longo caminho pela frente. Seus 60 anos tem que corresponder quase que como a um debutar de uma jovem que se rebela contra as orientações impostas pelo sistema e busca, quem sabe no seu passado, um jeito mais arteiro – de arte e de molecagem! – de ser. A Faculdade de Educação acredita que tem contribuído com essa permanente re-construção, atuando de forma firme e alegre, não se deixando atordoar pelas pressões ditas inexoráveis desse deus mercado. Aqui formamos professores, na esperança de que futuramente possam estar comemorando outros aniversários, com mais dignidade e rebeldia. Afinal, trabalhamos com os conhecimentos, com as culturas e os saberes e nada mais rico para um professor do que poder comemorar um aniversário com um pouco mais de rebeldia frente ao estabelecido.


todos meus escritos


Volta ao começo
Copyleft NelsonPretto. Copie tudo!

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Editar Anexar Versões Mais...