Instituto de Química - UFBAPainel Alquimia de Márcia Magno UFBA Painel Alquimia de Márcia Magno

Linhas de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Química

Química Ambiental

A pesquisa em Química Ambiental, no Brasil, até o início dos anos 80 consistia principalmente no monitoramento das concentrações de poluentes. Nesta última década esta área da Química tem modificado a sua linha de atuação e já se encontram vários grupos dedicados a estudos básicos do fenômeno em si.

No IQ-UFBA destacam-se as seguintes áreas:

a) Química Atmosférica - os grupos de pesquisadores têm trabalhado em variados temas, envolvendo o desenvolvimento de novos métodos analíticos para a determinação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas, sob forma de gás ou associada a aerossóis atmosféricos; estudo de reações atmosféricas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, água oxigenada, aldeídos, álcoois, compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e ácidos fortes. Também, tem sido estudados modelos receptores e de dispersão, e transporte de aerossóis atmosféricos.

b) Oceanografia Química - têm sido realizados estudos relacionados com a presença e distribuição de poluentes inorgânicos e orgânicos em ambientes marinhos costeiros, assim como a identificação e utilização de traçadores químicos de fontes, focalizando principalmente a baía de Todos os Santos (a maior da costa brasileira). Mapas da distribuição de metais pesados e substâncias orgânicas (hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos -PAH, assim como bifenis clorados - PCB's e pesticidas organoclorados) foram obtidos para sedimentos e bivalves em toda a extensão desta baía.

c) Biomonitoramento Ambiental - têm sido realizados estudos relacionados com a identificação e/ou utilização de biomonitores de poluentes químicos em sistemas aquáticos e terrestres, inclusive em humanos, visando estabelecer relação de dose/resposta. Dois estudos de casos interdisciplinares no Recôncavo Baiano foram efetuados, em que biomonitores terrestres e marinhos foram identificados e onde a exposição/efeito nos humanos foi estabelecida : mercúrio, na Enseada dos Tainheiros e cádmio e chumbo no Estuário do Subaé.

Docente(s) envolvidos:
Jailson Bittencourt de Andrade
Luciana Almeida da Silva
Pedro Afonso de Paula Pereira
Tânia Mascarenhas Tavares
Vânia Palmeira Campos
Vera Lúcia Câncio Souza Santos

Catálise
Cinética e Dinâmica Moleculares
Química Analítica Aplicada
Química de Produtos Naturais
Síntese de Compostos Inorgânicos
Síntese de Compostos Orgânicos
Oceanografia Química

     Rua Barão de Geremoabo, 147
       Campus Universitário de Ondina
      CEP: 40.170-115, Salvador - BA
Tel:(71) 3263-6800 / 6807
E-mail: iquimica@ufba.br
Editar Anexar Versões Sair Mais... credito.png