Comunicação: Histórico



em construção add umas fotos antigas

A História da Comunicação

1 Só no papo

A fala surge quando gestos, expressões faciais e o uga-uga da Pré-História não são mais suficientes.

2 A mensagem eternizada

A escrita libera o cérebro da necessidade de memorizar. Com ela, o saber pode ser acumulado fora do corpo e é possível deixar registros que serão vistos mesmo depois da morte. A palavra escrita torna-se sagrada e os livros, pilares das religiões.

3 Reprodução em série

A prensa inventada por gutenberg em 1452, permitiu a reprodução fiel e a difusão de uma mesma mensagem. Os aconteciemntos circulam com rapidez. notícias ganharam alcance continental, de forma periótica. instala-se a idéia da liberdade de impresa: é preciso dizer tudo.

4 A mensagem sem fronteiras

A ar é um suporte mais dinâmico e democrático do que as folhas de papel. Com os veículos "de massa", é possível atingir uma multidão de anônimos. As ondas do rádio encurtam distâncias. O telégrafo e o telefone possibilitam a comunicação isntâtanea - com a interação quase imediata de emissor e receptor - e, por isso, funcioanm quase como extensões do corpo.

5 A ilusão do mundo real

A comunicação audio-visual poupa-nos o esforço da imaginação. Da urgência de captar o movimento de uma sociedade industrializada, surge a fotografia. Logo o cinema cria a ilusão do movimento real. A TV traz o mundo para dentro da sala - e, com ele, as mensagens publicitárias. Há uma nova maneira de perceber o planeta: é o começo da globalização.

6 Tudo ao mesmo tempo agora

O mundo virtual é um imenso arquivo de dados sempre disponível. Não há fronteiras: tudo está ligado em rede planetária. E um minúsculo aparelho é capaz de nos dar acesso a todo esse universo. Os impactos da internet mudam as relações de trabalho, o aprendizado e a vida social. É preciso rever alguns conceitos,liberdade de expressão.

O Caminho Percorrido pelas Mídias de reprodução

Fonte

-- MonicaPaz - 21 Mar 2006

Editar Anexar Versões Mais...

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo
última revisão: r3 - 23 Mar 2006 - 13:38:53 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA