Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Grupo de Pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologia - GEC

Rádio Web com Software livre: cobertura e transmissão no Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA

Participantes

Coordenador: Nelson Pretto (FACED) - nelson at pretto.info

A Rádio FACED foi criada como projeto de pesquisa do GEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, intitulado Do MEB à WEB: O Rádio na Educação sendo coordenado pelo Prof. Nelson Pretto, e na época contava com 2 bolsistas de iniciação científica, sendo um do curso de pedagogia e outro do curso de ciências da computação. O projeto contemporaneamente tem o apoio de voluntários e de bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiadas pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A partir desse projeto da FACED já temos em funcionamento a Rádio Ciberparque Anísio Teixeira, em Irecê,vinculada ao nosso Ponto de Cultura e Programa de Formação de Professores, e a Rádio Teatro UFBA. Nessa perspectiva, este projeto propõe transmitir ao vivo todas as atividades ocorridas durante o Seminário de Pesquisa e Pós-graduação (SEMPPG) e o Seminário Estudantil de Pesquisa (SEMEP), trazendo uma gama de possibilidades interativas para a cobertura, visando divulgar as pesquisas realizadas, assim como o que vem sendo desenvolvido pelos grupos de pesquisas participantes do evento.

A Rádio FACED transmite 24h por dia e possui programação musical além de programas sobre inclusão digital, economia solidária, crônicas e variedades, tentando abranger a diversidade cultural. Estes programas são produzidos pelos voluntários, com a supervisão da equipe da rádio, e bolsistas vinculados ao grupo de pesquisa em educação, comunicação e tecnologia – GEC, mas também veiculam-se contribuições de outros grupos e web rádios.

Outra frente da Radio Faced é a transmissão ao vivo, com cobertura comentada de eventos, seminários e palestras que estejam acontecendo não somente na Faculdade de Educação como também em outras unidades da UFBA e outras faculdades. Para isso conta com um notebook funcionando inteiramente em software livre com tecnologia customizada pela equipe de trabalho. Assim, visto que temos meios, propomos transmitir ao vivo todas as atividades ocorridas durante o Seminário de Pesquisa e Pós-graduação (SEMPPG) e o Seminário Estudantil de Pesquisa (SEMEP), trazendo uma gama de possibilidades interativas para a cobertura, visando divulgar as pesquisas realizadas, assim como o que vem sendo desenvolvido pelos grupos de pesquisas participantes do evento.

Cobertura do Seminário Estudantil

Equipe

Estarão envolvidos nas atividades realizadas estudantes bolsistas e voluntários com a orientação do Professor Nelson De Luca Pretto em conjunto com os demais professores do GEC, professores Maria Helena Bonilla, Edvaldo Sousa Couto e Alessandra Assis.

Darlene Almada Oliveira Soares - Faculdade de Educação / UFBA (IC/CNPq)

Dart Clea Rios Andrade Araújo - Faculdade de Educação / UFBA (PIBIC/CNPq)

Fabricio Araújo de Santana - Instituto de Matemática / UFBA (PIBIC/CNPq)

Géssica de Oliveira Aragão - Faculdade de Educação / UFBA (PIBIC/CNPq)

Joseilda Sampaio de Souza - Faculdade de Educação / UFBA (PIBIC/Fapesb)

Mônica Paz - Instituto de Matemática / UFBA (PIBIC/CNPq)

Moíses Gwannael - voluntário da Rádio FACED web/ (GEC)

Tiago Souza de Figueiredo Faculdade de Educação / UFBA (PIBIC/CNPq)

A equipe trabalhará voluntariamente contando apenas com um auxilio para refeições.

Participe você também! Entre em contato conosco através do ramal 3282-7267 ou do radio_at_faced.ufba.br

Editar Anexar Versões Mais...

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo
última revisão: r2 - 25 Oct 2007 - 21:18:52 - DarleneSoares?     |     Copyleft Faced-UFBA