Ripe

Escola Municipal José Francisco Nunes

Envolvidos no projeto: Iêda e Nelson (professores)

A Escola Municipal José Francisco Nunes está localizada na Zona Rural, rua dos Crentes s/n, Vila do Itapicuru, distante 7 km da cidade de Irecê na Chapada Diamantina Setentrional no Estado da Bahia.

A instituição conta com 16 professores, 02 auxiliares de disciplina, 01 Coordenador Pedagógico, 01 Gestor Escolar, 05 merendeiras, 04 auxiliares de serviços gerais, 01 secretária, 02 auxiliares de secretaria. Possui uma infra-estrutura com 04 salas de aula, 01 cantina, 01 sala de professor, 01 laboratório de informática (com 05 máquinas, 01 impressora), 01 secretaria (com aproximadamente 1,30m x 1m), 01 depósito para merenda (com aproximadamente 1,30m x 1m), 02 micro computadores (01 para sala dos professores e outro para uso administrativo), uma extensão com 04 salas de aula, 01 cantina.

Além do projeto Ripe a escola desenvolve o projeto "O uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na/da Escola Municipal José Francisco Nunes". O Projeto "Uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na/da Escola Municipal José Francisco Nunes" se coaduna com os demais projetos desenvolvidos na instituição tendo como aporte essencial o laboratório de Informática da escola e o Centro de Inclusão Digital da Vila do Itapicuru. O que se pretende é que sejam integrados a este projeto as diversas mídias e suportes, com a finalidade de transformar os professores e alunos protagonistas dos processos sociais como atores, autores e produtores de cultura e conhecimento não meros consumidores de informação.

Com o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação este projeto pretende gerar impacto no modo de apropriação dessas na educação e garantir a ampliação das oportunidades de expressão de pontos de vista de alunos e professores, criando condições para o exercício da cidadania a partir da mobilização de alunos e professores desta instituição.

Temos como pretensões através do projeto:

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a cultura da interatividade e da pesquisa científica na/da Escola Municipal José Francisco Nunes tendo as tecnologias da informação e comunicação enquanto mecanismo estruturante e fundante do processo de pesquisa-ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Fomentar a cultura da inclusão digital na Escola Municipal José Francisco Nunes como de inclusão social;
  • Proporcionar uma maior propagação do conhecimento científico através da utilização dos recursos tecnológicos disponíveis;
  • Identificar como os alunos e professores compreendem as atividades de caráter interativo e colaborativas;
  • Entender as TICs como suporte para o desenvolvimento dos projetos da/na educação requerida pela sociedade contemporânea levando em consideração a construção do conhecimento;
  • Contribuir para a formação de alunos e professores na/da contemporaneidade enquanto atores e autores atuantes e responsáveis nos ambientes interativos e colaborativos;
  • Auxiliar alunos e professores na busca de outras formas de comunicação nos espaços colaborativos e interativos;
  • Analisar informações e dados coletados a partir de observações e fontes primárias e secundárias;

[[InfraestruturaJose][Infraestrutura da Escola Municipal José Francisco Nunes

1º VÍDEO

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

PROFESSORA ELIABE BATISTA

HISTÓRIA DO POVO DE ITAPICURU CONTADA POR SEU NEEMIAS

Hoje a professora Eliabe recebeu na Escola Municipal o Senhor Neemias Mendes Nunes para contar um pouco da história do povo para os alunos. Como não temos ainda nosso kit, a filmagem foi feita com a câmera fotográfica da escola. Agora é esperar para edição!