SSL FACED
SSL Irecê

III Semana de Software Livre da FACED e
I Semana de Software Livre de Irecê

CD de Boot Kurumin Light 7.0
+

Aplicativos Livres para o MS Windows (TM)

CD Brinde da III SSL FACED e I SSL Irecê

Este CD é um brinde distribuído aos participantes da III Semana de Software Livre da Faced/UFBA e da I Semana de Software Livre de Irecê (http://www.ssl.faced.ufba.br)

cd3ssl.jpg

Ele mantém as características do LiveCD? Original Kurumin Light 7.0 e disponibiliza pacotes de softwares livres para ambiente proprietário.

As aplicações livres disponíveis nesse CD foram desenvolvidas sob preceitos que preconizam o compartilhamento de códigos-fontes, solidariedade, compromisso social, trabalho voluntário e colaborativo. Nesse contexto, näo existem recursos financeiros para submeter esses aplicativos ao sistema de certificação (ou homologação) exigido pela Microsoft. Por isso no momento de alguma das instalações podem surgir avisos alertando que se tratam de programas não certificados. O mesmo acontece com muitos outros programas obtidos através de sítios de downloads. Ou de pequenos fornecedores que não podem bancar os altos custos do processo de certificação.

A seguir a relação dos softwares disponíveis para instalação neste CD e um breve relato sobre suas funcionalidades. Para instalar direto do CD, basta clicar nos links do arquivo index.html , cujo conteúdo segue abaixo:

Broffice

O OpenOffice.org desenvolveu uma suíte de escritório que é distribuída no Brasil com o nome de Broffice. Ela possui editor de textos, planilha eletrônica, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações e mais. Além de ser totalmente compatível com o Office da Microsoft (possui suporte até para o Office XP), todos os programas do OpenOffice? .org são muito semelhantes aos da Microsoft, o que facilita muito a vida de quem deseja passar a utilizar essas ferramentas.

Audacity

Trata-se de um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), misture faixas ou aplique efeitos na gravação — tudo com muita "audacidade"!

Equivalente no Windows ao MusicMatch? ou Streambox Ripper entre outros.

Blender

Trata-se de um modelador 3D gratuito, de código aberto, que tem tantas funcionalidades quanto os grandes concorrentes pagos, oferecendo assim uma alternativa de custo zero tanto para empresas quanto para usuários caseiros.

A interface do programa difere um pouco em relação à grande maioria de softwares do gênero, o que pode acarretar uma dificuldade inicial de aprendizado por parte do usuário, porém, caso você fale inglês, basta acessar os tudoriais no site oficial do projeto.

Equivale no Windows® ao 3D Studio Max.

Firefox

Simplicidade, rapidez, segurança e praticidade! Pré-requisitos para um navegador, não é? Pois bem, o Firefox não é apenas um navegador, e sim um ótimo navegador, portanto suas qualidades se sobressaem. Ele é baseado em um conjunto de novas tecnologias que procura tornar a experiência de navegar na internet melhor e mais rápida.

Equivalente no Windows® ao Internet Explorer

Gaim 2.0 Beta (renomeado para pidgin)

O Gaim é um comunicador instantâneo que permite que você converse com seus amigos do ICQ, MSN Messenger, Yahoo, IRC, AIM, Jabber, Gadu-Gadu e Zephyr usando apenas um programa.

O programa pode conectar-se a diversas contas de diversos comunicadores simultaneamente, dessa forma você precisa apenas dele para falar com todo mundo.

Equivalente no Windows® ao MSN.

Gimp

O The Gimp é um poderoso e avançado editor de imagens de código aberto e totalmente gratuito. Foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows®. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.

Equivalente no Windows ao Adobe Photoshop

Inkscape

O inkscaspe é repleto de ferramentas avançadas para a edição e desenvolvimento de desenhos vetoriais profissionais. Sua interface mantém o estilo dos softwares do gênero, porém com atalhos mais práticos para algumas funções. Seu ponto forte não é apenas o fato de não ser pago, mas também é a velocidade com que inicia e realiza suas tarefas, a qual surpreende usuários que já utilizaram outros softwares. Isso pode ser explicado pela qualidade do seu código-fonte que o torna até 6 vezes menor do que o comum!

O formato de saída padrão do programa é o SVG, com a possibilidade de importar e exportar imagens para os formatos usuais de imagens, inclusive PNG e JPG. Crie imagens profissionais em um programa repleto de recursos avançados, gratuito e totalmente em português.

Equivalente no Windows® ao Coreldraw.

Pidgin

Trata-se de uma evolução do Gaim 2.0 com algumas funcionalidades adicionais, Equivale no Windows® ao MSN.

Thunderbird

O Thunderbird é o cliente de e-mail da Mozilla e como o navegador, surpreende pela facilidade de uso e recursos disponíveis.

Um dos grandes diferenciais aqui é o filtro antispam integrado ao programa que usa algoritmos complexos para analisar cada mensagem recebida e determinar se é um possível SPAM, que pode ser apagado automaticamente ou movido para alguma pasta pré-determinada. Esta função é quase essencial nos dias de hoje.

Quem está migrando de outro cliente de e-mail para o Mozilla Thunderbird não vai enfrentar dificuldades, pois a interface e as configurações são fáceis e intuitivas.

Equivalente no Windows® ao Outlook Express.

JCLIC

O Jclic é uma ferramenta baseada em java para criação de atividades didáticas tais como: palavras cruzadas, fanzines e caça palavras, quebra-cabeças entre outras. Todas essas atividades podem ser salvas para ambiente WEB.

Como configurar o micro para dar boot usando o CD-ROM:

A maioria dos micros vem configurados para dar boot preferencialmente através do CD-ROM, neste caso basta deixar o CD do Kurumin na bandeja e você já cai na tela de boas vindas smile Se não for o seu caso, pressione a tecla DEL durante o teste de memória para entrar no setup. Procure pela seção boot e coloque o CD-ROM como dispositivo primário. Tudo, pronto, agora é só salvar a configuração acessando o menu exit e escolhendo a opção "Save & Exit setup".

Ao reiniciar o micro sem o CD no drive o micro volta a carregar o Windows ou outro sistema que tiver instalado no HD. Esta alteração apenas faz com que ele passe a procurar primeiro no CD-ROM


Acesse o http://GuiadoHardware.net