SSL FACED
SSL Irecê

III Semana de Software Livre da FACED e
I Semana de Software Livre de Irecê

Oficinas em Salvador

Clique sobre os títulos para mais detalhes.

Produção colaborativa: TWiki

22/05, 14:00-18:00, Lab I

TWiki é uma ferramenta de escrita colaborativa na web, ou seja, um wiki, que consiste em possibilitar que várias pessoas, separadas geograficamente, interagirem criando conteúdos e produzindo textos coletivamente utilizando apenas um navegador. Através do TWiki, é possível desenvolver documentação em formato de hipertexto através da Web, de uma forma dinâmica e sem a necessidade de software especializado. Nesta oficina vivenciaremos a produção colaborativa na web e edição online de textos, páginas...

Editoração de textos e apresentações: BR.Office

22/05, 14:00-18:00, Lab II
Nesta oficina pretende-se trabalhar a edição de textos e apresentações utilizando o BrOffice? e explorando suas potencialidades pedagógicas como, por exemplo, a edição de jornal escolar, preparação de aulas e apresentações diversas.

Robótica Livre

22/05, 14:00-18:00, Lab III
Robótica é a ciência dos sistemas que interagem com o mundo real com ou sem intervenção dos humanos. Ela está em expansão e é considerada multidisciplinar, pois nela é aplicado o conhecimento de microeletrônica (peças eletrônicas do robô), engenharia mecânica (projeto de peças mecânicas do robô), física cinemática (movimento do robô), matemática (operações quantitativas), inteligência artificial e outras ciências. Essas características tornam a Robótica uma interessante ferramenta de uso na educação, uma vez que seus projetos oportunizam situações de aprendizagem pela resolução de problemas interdisciplinares e transdisciplinares, que podem ser simples ou complexos. O ambiente de aprendizagem onde o professor ensina ao aluno a montagem, automação e controle de dispositivos mecânicos que podem ser controlados pelo computador é denominado de Robótica Pedagógica ou Robótica Educacional.

Apresentação ao SL: GNU/Linux

23/05, 14:00-18:00, Lab I
Esta oficina visa apresentar e vivenciar com os usuários os principais recursos, aspectos e aplicabilidades do sistema operacional Linux através de atividades práticas que serão desenvolvidas.

Microcomputadores: Montagem e Manutenção Básicas

23/05, 14:00-18:00, Lab III
Esta oficina apresenta o computador e seus componentes, oferecendo ao público a experiência de montar e desmontar a máquina, refletindo sobre o seu funcionamento sistêmico e buscando possibilidades de geração de emprego e renda a partir dos preceitos da economia solidária.

Editoração gráfica em SL: Inkscape

23/05, 18:00-22:00, Lab I
O Inkscape é uma ferramenta gráfica de desenho vetorial similar ao Corel Draw(r). Esse software disponibiliza vários recursos e é bastante rápido e leve. Na sua mais nova versão, pode-se encontrar além dos recursos clássicos de qualquer software profissional para desenho vetorial, uma gama de ferramentas voltadas para a produção de imagens fotorrealísticas.

Editoração gráfica em SL: Gimp

24/05, 14:00-18:00, Lab I
O Gimp é indicado para a manipulação e composição de imagens em mapa de bits e em vetores; oferece, por exemplo, ferramentas de seleção, preenchimentos com patterns, cores e degradês amplamente customizáveis e grande quantidade de filtros para processamento da imagem.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Moodle

24/05, 14:00-18:00, Lab II
Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser utilizados para o apoio ao ensino presencial e para a construção de cursos online. O ambiente Moodle é um software livre desenvolvido com a finalidade de possibilitar a usuários não especialistas em informática a criação de cursos de maneira rápida e fácil. Nesta oficina serão abordados os passos iniciais para desenvolvimento de cursos no Moodle.

Produção para Web Rádio - Audacity

25/05, 14:00-18:00, Lab I
O Audacity é um editor de áudio livre, GNU/Linux. nesta oficina será trabalhada a edição de áudio e dicas de técnicas simples para rádio Web. Você pode usar o Audacity para:

Aplicativos educacionais: JClic

25/05, 14:00-18:00, Lab II
JClic é um programa para a criação, realização e avaliação de atividades educacionais em multimídia a exemplo de: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto, palavras cruzadas... Pretende-se com esta oficina explorar as potencialidades do JClic experimentando a construção de atividades educacionais de forma mais lúdica.