Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

COMUNIDADES VIRTUAIS .

QUEM SÃO OS EXCLUÍDOS?

inclusao-voluntarios_02.jpg

O conceito de comunidade tem evoluído tanto que faz-se necessário adentrar-se no contexto para que se compreenda de que comunidade está falando. E esta comunidade na qual faço referência visa discutir um novo tipo que surge da atual socieade informatizada tendo como local para estes contatos o ciberespaço e segundo Rheingold (1993), o que motivou o sergimento e o crescimento dos encontros virtuais foram a diminuição das possibilidades de encontros reais nas cidades e para Warko ciberespaço seria uma alternativa para fugir da chatice do subúrbio sem precisar se expor aos perigos da cidade.

As comunidades virtuais é um fenõmeno social ainda bastante recente e Lemos (2002 a) sugere que sejam criadas outras dnominações para os grupos virtuais, pois chamá-los indistintamente de comunidades virtuais gera equívocos uma vez que nem todos possuem caráter comunitário.

Ao ler os textos interessei-me por uma parte da pesquisa que fala a respeito das comunidades d aprendizagens existentes na rede, em especial cursos de educação a distância inclusão onde fala sobre as listas de discussões. Não havia me dado conta de que estas listas, que é parte fundamental em nossa formação fosse denominada comunidades virtuais . Por ignorância, só considerava comunidades virtuais salas de bate-papo e chat . Na pesquisa ainda fala que estes tipos de comunidades virtuais de aprendizagens são utilizadas pelos educadores e segundo McLuham (1968), pode-se denominar:aula sem paredes.

E estar conectado nesta comunidade possibilita-nos informações diversas , possibilita-nos contatos variados e não ficamos limitados a uma só pessoa. Parece mágico! Comunicar com o mundo todo em tempo real e sem sair do lugar .

_Especificamente em nossa formação não podemos estar com os colegas sempre que precisamos e as listas nos dá estas comodidades de comunicarmos sempre que há necessidade_. Acredito que este novo tipo de se comunicar estreitou mais os laços entre os colegas, bem como muitas vezes não tínhamos coragem de falar diante de uma platéia e por trás da tela todas as informações e as novidades vão surgindo sem receios o dificuldades , possibilitando portanto oportunidades para os colegas que são tímidos e envergonhados expor o que consideram importante e relevante .

Com relação a exclusão penso que há os que se excluem , por que por mais que o acesso a máquina seje pouco mas dá prá não ficar totalmente de fora . O naõ questionar diante de uma dúvida no momento que acessam , o não querer participar das listas de discussões geram com tudo isto verdadeiros excluídos. Sinto-me excluída sim diante de muitos processos ligados a este nova comunidade , as informações chegam a todo momento , e somente de dois anos prá cá passei a ter acesso a este meio. E naõ é difícil ver nesta formação muitos colegas bem à frente , criando sites e outros , e acredito que isto dár-se devido a muitas experiências obtidas antes da formação . E há dois pontos que considero fundamentais e que foram ditas pelo professor Edimilson Brandão recursos na internet : Neste meio precisamos ser solidários e parceiros diante dos conflitos do outro bem como das dúvidas e o outro ponto , que também já foi dito por Bonilla , : precisamos utililizar esta nova tecnologia não só como consumidores de informações mas como produtores.

Espero chegar no momento de utilizar estas tecnologias para produzir e penso que a maioria gostaria mas infelismente a minoria é solidaria aos conflitos do colega. Muita coisa dependerá do nosso próprio esforço e da pró Bonilla.

Texto escrito no blog de Euclébia http://euclebiasousapereira.zip.net/

ArleneDourado - 19 May 2005

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo3 >> OficinaTwiki

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%