Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Eleição UFBA 2006

Reitor e Vice

OS ESTUDANTES DE IRECÊ FORAM IMPEDIDOS DE VOTAR

POR UMA INTERIORIZAÇÃO DE QUALIDADE

Colegas,

Hoje, data em que se inicia a consulta popular para a escolha do novo reitor de nossa universidade, deveria ser uma data de comemoração democrática. Porém, inicio minhas atividades diárias com a triste obrigação de relatar, como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia UFBA/IRECÊ, todo o difícil processo que culminou com o que podemos chamar de PRÉ-IMPUGNAÇÃO da urna no espaço UFBA do município de Irecê.

Inicio, ponderando que toda a minha ação, durante estas 2 últimas semanas, se inscreve; além, obviamente, da função burocrática como coordenadora de um colegiado de Formação de Professores; como parte do processo que venho desenvolvendo, a longo dos últimos anos, da defesa incessante de uma interiorização de qualidade para a nossa universidade. Longe, portanto, de uma simples questão eleitoral.

Tal intenção, entretanto, não significou uma omissão quanto à candidatura por mim defendida, e, se algo de positivo pudesse tirar de todo o processo, diria que foi o fortalecimento de minha decisão de voto.

Mas, vamos ao ocorrido:

Duas semanas atrás, tomei conhecimento que o Espaço UFBA do município de Irecê não estava contemplado como posto de votação. Fui instruída, a mandar um e-mail com a solicitação (aí acontece o primeiro ponto a ser questionado: a comissão não tinha um endereço de e-mail (lembro que estamos em pleno século XXI), e fui instruída a mandar a mensagem para o endereço de um estudante membro da comissão), recebi de imediato uma resposta cujo texto era RECEBIDO.

Uma semana depois, com a proximidade das eleições e sem, ainda, nenhuma resposta, resolvi entrar em contato mais uma vez com a APUB. Por via telefônica, na quarta-feira passada (26/04), fiz o primeiro contato com a Prof. Elizabeth Bittencourt. Ressalto, em primeiro lugar, a gentileza com que fui ouvida.

Recebemos, então, algumas informações:

Neste momento, as discussões para a ida da urna para Irecê foram iniciadas. Havia, então, alguns questionamentos:

No dia seguinte (quinta-27/04) fui informada que a assessoria jurídica estava trabalhando no caso, e a noite, para alegria de todos, recebi a informação, via telefone, que tudo estava resolvido, e a solução seria credenciar a Professora Maria Helena Bonilla como membro da comissão eleitoral, professora do Curso que estaria em Irecê na data da eleição.

Na sexta-feira (28/04), a Prof. Bonilla e a Prof. Beth, entram em acordo sobre o credenciamento que seria realizado no sábado pela manhã. Lembro que a Prof. Beth esteve também em contato com a nossa bolsista PIBIC, Ana Paula.

Ainda na sexta-feira, às 20 horas, recebo um telefonema da Prof Beth, me perguntando pelo telefone de um dos candidatos, o Prof. Nelson Pretto. Estranhei, pois não faço parte da comissão de sua candidatura. No momento, não tinha o telefone, e ela me informou que necessitava informar (na hora eu entendi que era só uma informação) todas os candidatos que haveria uma urna a mais e que os outros dois já haviam sido contatados.

No sábado (29/04), a Prof. Bonilla me avisou que a Prof. Beth, diferente do combinado, não apareceu na APUB e que não estava atendendo ao celular.

Passei o final de semana prolongado tentando em vão me comunicar com a Prof. Beth. Na noite do feriado (segunda-feira 01/05) recebi o telefonema da Prof. Beth me informando que dos candidatos, dois, Prof. Jailton e Prof. Naomar não tinham concordado com a decisão e, portanto, estava cancelado o envio da urna. Alegou que a informação demorou a chegar pois tinha perdido meu telefone (lembrando que ela tinha fones (fixo e celular: meus, da Prof, Bonilla e da bolsista Ana Paula).

Imediatamente, tentei contato com os candidatos e não conseguindo deixei mensagem nas caixas. Terça-feira (ontem). Passei a manhã na APUB e tive as seguintes informações fornecidas pela comissão:

Aguardei ainda uma solução, apelando para o bom senso, devido aos ruídos de informação. Uma resposta negativa na semana passada teria possibilitado a vinda de muito dos estudantes, mas, assim, de um dia para o outro se torna impossível. Insisti no desgaste político para todos aqueles que pregam a interiorização da universidade, fiz várias ligações até às 17 horas, quando me convenci que, realmente, os estudantes de Irecê seriam tratados, como estudante de segunda categoria, não votariam. Fica uma pergunta: queremos uma política de interiorização qualificada da universidade ou vender diplomas para os sertanejos?

Inez Carvalho Coordenadora do colegiado de Formação de Professores FACED/UFBA

Página Inicial >> ProjetoGrafico >> MenuSitio >> WebHistorico >> WebEventos

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%