Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO COLÉGIO ODETE

COLÉGIO MUNICIPAL ODETE NUNES DOURADO

DISCIPLINA: HISTÓRIA

PROFESSOR: ANTONIO CECILIO

ALUNO: MORGANS ALISSON RODRIGUES DA SILVA

TURMA: 1ª FASE A

ATIVIDADE SISTEMÁTICA

1 – Relate a importância da história e diga porque os aspectos que formam esse conceito também são importantes?

A história é importante, pois é a base fundamental para podermos entender melhor o mundo em que vivemos sendo de suma importância a nossa participação neste contexto para que possamos conhecer e entender melhor os fatos históricos. Por que é através desses aspectos que passamos a entender melhor o mundo em que vivemos, as causas e as conseqüências dos fatos do passado e perceber como cada um de nós pode contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa para todos, pois todos nós fazemos a história e somos parte integrante dela.

2 – De uma forma pessoal ou baseada nas explicações das aulas, argumente sobre o conceito da palavra “história”:

Podemos conceituar história como a ciência que estuda a evolução das sociedades humanas, buscando resgatar e compreender suas realizações econômicas, sociais, políticas e culturais.

3 – Descreva a importância dos documentos escritos.

Porque todas essas formas de registros são denominadas fontes ou documentos históricos sendo, portanto a história contada.

4 – Dê uma opinião lógica a respeito da divisão da “história”.

Com a divisão da história em: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, facilitará o entendimento do leitor pois alguns fatos históricos foram usados como referencia para o inicio e o final de cada um desses períodos, de forma cronológica.

5 – Monte uma linha do tempo, destacando os principais fatos de sua vida ou fatos da humanidade de modo geral:

Meu nome é Morgans Alisson Rodrigues da Silva, nasci em 09 de setembro de 1986 na cidade de Irecê, aos cinco anos de idade comecei a estudar na Escola Ativa de Lapão, a partir de 1994 passei a morar em Irecê estudando na Escola Ruy Barbosa até a 3ª Série do Ensino Fundamental, logo após passei a estudar no Colégio Centro cursando até a 5ª Série E.F, parei de estudar por conta do trabalho. Meu primeiro emprego foi no Cimentão, trabalhei na condição de estagiário neste estabelecimento durante o período de 1998 a 1999... logo em seguida passei a trabalhar com o médico atendendo em várias regiões do Estado da Bahia onde estou até o presente momento (07 de maio de 2006). Com o objetivo aprimorar meus conhecimentos e devido as exigências do mercado de trabalho retornei no início de 2006 aos estudos para poder compreender e atender as referidas exigências deste mundo capitalista, pois o homem sem conhecimento passara por muitas dificuldades.

UFBA – Universidade Federal da Bahia FACED – Faculdade de Educação CURSO – Licenciatura em Pedagogia CICLO – SEIS GEAC – 6093 = Estudo do Memorial PROFESSORA – Luiza Seixas ALUNO – Antônio Cecílio GRUPO DE ORIENTAÇÃO – 04 MARGARETH DOURADO

O memorial no trabalho pedagógico, nos leva a fazer uma análise crítica das condições históricas que favoreceram uma "tendência tecnicista", transformando o acontecimentos do ensino numa atividade dinâmica e atual. Ele nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido das memórias, focalizando seus aspectos mais importantes, ou até mesmo, irrelevantes. Na prática docente atual, esse ato de relembrar os fatos tem-me reduzido à uma perspectiva, e, acima de tudo, a uma atitude crítica enquanto educador diante de meus trabalhos. A ação consciente, competente e crítica do memorial, é que ele nos remete e nos transforma a realidade, a partir das reflexões vivenciadas no dia-a-dia e, consequentemente, àquilo que foi proposto no projeto de formação. É preciso assumir que é possível superar os obstáculos colocados pelo tradicional e assumir uma postura flexível ao inovador, quer seja previamente traçado, fotocopiado ou impresso, destacando os objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Percebo, também, que é importante liberar o processo de repensar toda a nossa história, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos. Assim sendo, essa lembrança passada/presente me faz pensar sobre alguns aspecto na minha prática, tais como: objetivos da educação escolar: para que ensinar e aprender?; conteúdos:o que ensinar e aprender?; métodos: como e com o que ensinar e aprender?; tempo e espaço da educação escolar:quando e onde ensinar e aprender?; avaliação: como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido? Trazendo essa temática para o ramo das novas tecnologias, defendo que é necessário o professor ter cada vez mais acesso e informação de/em como utilizá-las no seu dia-a-dia, para que se sinta seguro transmitindo aos alunos confiança e fazendo com que todos participem ativamente das aulas com atividades em grupo. No meu caso, isso foi importante Quando se afirma que “escrever favorece o pensamento reflexivo”, acredito que essa ação desenvolve a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do entendimento dos fatos ocorridos e atuais. Escrever nos dá uma compreensão mais lógica do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. Por essa razão, esse processo me trouxe elos da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades na formação de atitudes e valores. Destaco, também, o fortalecimento do vínculo com a família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que me baseio na vida social.

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo5 >> TecnologiaII >> GRUPOSDEESTUDOS >> GRUPO3 >> PLANOSDEAÇÃO

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%