Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Proposta de Trabalho

Tema: Inclusão Digital (1ª etapa)
Políticas Públicas para a Inclusão Digital 2ª etapa)

Justificativa

O computador é a mais nova ferramenta de trabalho do professor, isso não significa que devemos abolir os outros instrumentos de trabalho, porém devemos ressignificá-los. Dada a importância do uso das novas tecnologias nas escolas, e nos setores da sociedade contemporânea como meio de facilitar e melhorar a qualidade do trabalho, é que surgiu a idéia de criar projetos para que as pessoas, mesmo de baixa renda, pudessem incluir-se neste universo da Internet. Embora, não basta somente ter acesso às máquinas, é necessário ensinar a utilizá-lo em benefício próprio e coletivo, cada um partindo do interesse necessário, indo em busca na Internet, que é um espaço em que possamos avançar as idéias para produzir conhecimentos, aprimorar dessas novas tecnologias envolvendo todas as dimenções.

Vale ressaltar que, para incluir todas as pessoas num país capitalista, é quase que uma utopia, devido ao fato de vivermos em uma sociedade com graves problemas sociais como: fome, desemprego, preconceitos, desigualdade, entre outros fatores, sendo assim, as pessoas é que vão se incluindo, para isso existem políticas públicas como o GESAC, Identidade Digital etc., que buscam trabalhar na perspectiva de criação de Telecentros para atender algumas pessoas das comunidades carentes. Com a vinda da faculdade a Irecê, nós professores cursistas, estamos nos incluindo pouco a pouco, devido à necessidade do curso, outros por desejo, porém foi necessário que a professora Bonilla criasse um grupo de monitoria para dar assistência de forma significativa a todos os cursistas.

Objetivo Geral

Proporcionar a inclusão digital dos cursistas, parindo da idéia de que devemos nos apropriar das tecnologias para que possamos avançar as idéias e produzir conhecimento.

Objetivos Específicos:

Metodologia

A turma será dividida em dois grupos, de acordo com a disponibilidade de horário (08 às 10:00h e de 10 às 12:00h), cada grupo se reunirá para estudos semanais, com duração de 2 horas. Estes momentos serão utilizados para discussão e socialização dos temas propostos para o estudo, explorar as ferramentas e as novas linguagens oferecidas pela internet, como por exemplo: chat, blog, e-mails, TWIKI etc..

Avaliação
A avaliação ocorrerá durante odo o processo, através das atividades propostas pela professora Maria Helena Bonilla e no final a produção de um relato coletivo do grupo (monitoras e cursistas) avaliando o trabalho realizado ao longo desta atividade .

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo1

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%