Universidades analisam unificação do vestibular

No final deste ano, em vez de se inscrever para diversos processos seletivos espalhados pelo Estado, o estudante poderá fazer uma prova única, na qual concorrerá ao mesmo tempo, se quiser, a todas as universidades públicas baianas. Esta foi a proposta discutida ontem, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre dirigentes de três instituições estaduais (Uneb, Uefs e Uesc) e outras três federais (além da Ufba, UFRB e CefetBA? ). Não mandaram representante apenas a Estadual do Sudoeste (Uesb) e a Federal do Vale do São Francisco (Univasf), cujo vestibular já é realizado em conjunto com duas de Pernambuco.

" Existem cerca de 15 mil vagas públicas de ensino superior na Bahia. A idéia, então, é promover um processo seletivo unificado, que diminuiria os custos dos alunos", explica o reitor da Ufba, Naomar de Almeida Filho. Ele se refere às taxas que os estudantes são obrigados a pagar para participarem desses vestibulares. Os valores somados ultrapassam R$ 200.

Outra vantagem, segundo ele, seria uma maior articulação entre as universidades, possibilitando o aluno cursar sem maiores burocracias, por exemplo, uma disciplina na UFRB, em Cruz das Almas, e outra na Uesc, em Ilhéus. "Isso fatalmente melhoraria a sua formação", disse.

DUAS ETAPAS – A estimativa de Naomar é de que cerca de 100 mil candidatos concorreriam a 320 opções de curso na capital e no interior: "O número só não é maior porque muitos estudantes se inscrevem em mais de uma instituição", declarou. Quanto è prova propriamente dita, ela teria duas etapas. "Na primeira seria usado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, na segunda, um teste com questões específicas de cada curso, elaborado por um consórcio das universidades", acrescentou o reitor da Ufba. Ele citou como modelo o que acontece hoje em São Paulo, com a Fuvest, e no Rio de Janeiro, com a Cesgranrio.

Naomar, porém, admite ser praticamente impossível a adoção da proposta para o vestibular 2008. Embora conte que a recepção das universidades estaduais foi "muito positiva", aposta em 2010 para a idéia ser concretizada. "Mas, já no próximo processo seletivo da Ufba, além da UFRB (como ocorreu no ano passado), o Cefet estará fazendo provas conosco". Os reitores da Uneb (Lourisvaldo Valentim da Silva), Uesc (Antonio Joaquim Bastos da Silva) e Uefs (José Onofre G. Boavista da Cunha) não foram encontrados para comentar o assunto.

MANIFESTAÇÃO – Enquanto Naomar de Almeida Filho concedia entrevista coletiva para esclarecer o projeto, integrantes do Movimento Negro de Salvador paralisavam o trânsito da Rua João das Botas, em frente à Reitoria. Com carro de som, faixas e bandeiras, cerca de 50 participantes gritaram palavras de ordem contra o reitor da Ufba.

A revolta dos manifestantes era contra uma outra proposta considerada inovadora de Naomar, a "Universidade Nova", que prevê o fim do vestibular da forma como conhecemos e uma reforma radical nos currículos de graduação. Na opinião do grupo, capitaneado pela Atitude Quilombola, caso seja aprovado, o projeto ameaça as cotas para afrodescendentes nas instituições públicas.

Almeida Filho nega veemente esta possibilidade. Considera "precipitada" a postura dos manifestantes, que não teriam sequer lido a proposta. Ele chegou a confeccionar um texto sobre o assunto e distribuir várias cópias ao grupo, mas não foi suficiente. Poucas horas depois, eles invadiram o prédio e aumentaram o coro em pleno gabinete do Reitor. "Golpista, mentiroso e racista", exclamaram. "Naomar está mentindo. É uma falácia. A Universidade Nova põe as ações afirmativas em risco. Sem falar que ele nem nos chamou para conversar", declarou Sílvio Silva, do Coletivo de Entidades Negras. A confusão só acabou porque decidiram se aglutinar ao protesto que acontecia na Universidade Católica, na Federação.

* O movimento que encabeçou a manifestação de ontem contra a política da Universidade Católica de Salvador vai entrar com ação no Ministério Público para conseguir o direito de se matricular este semestre, diz Matilde Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Estudantes Negras.