Difference: Obra650 ( vs. 1)

Revision 107 May 2012 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LUA MARINA MOREIRA GUIMARÃES 2012 Feira de Santana Bahia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS Bahia Curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Texto integral 121 Português

Resumo

O presente trabalho explora caminhos de superação para o problema do ensino jurídico, situado contextualmente na atual crise da Educação e da Universidade, que, por seu turno, são reflexos de uma crise muito mais ampla, que abrange o conhecimento, a racionalidade e o próprio paradigma da modernidade. O problema central analisado é a extensão jurídica popular como alternativa para a superação da crise localizada nos cursos de direito, como uma possibilidade de construção de uma nova cultura jurídica. Esse método inovador de extensão universitária trabalha o direito em uma nova perspectiva, centrada nos grupos e sujeitos excluídos, utilizando-se do método e da concepção da educação popular. A partir dessa proposta pedagógica, os horizontes foram alargados, estabelecendo-se um paralelo da crítica da educação bancária hegemônica, com uma nova proposta de educação emancipatória, a educação em direitos humanos. Essa proposta tem os direitos humanos como começo, meio e fim, e, por isso, comunga de muitos dos objetivos da educação popular. No curso de direito da UEFS, já existem projetos de extensão que trabalham por essa via alternativa, com a educação popular na luta por afirmação de direitos humanos. Dois deles foram acompanhados numa pesquisa participativa e descritos, como estudo de caso, apontando-se seus pontos de contato e suas expectativas para com a educação em direitos humanos.

Palavras Chave Extensão Universitária; Ensino Jurídico; Assessoria Jurídica Popular Universitária; Educação Popular; Educação em Direitos Humanos; Democracia; Cidadania.
Link Trabalho de Conclusão de Curso
Referência para Citação  
Observação Material linkado com o Banco de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Feira de Santana.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo UM DIÁLOGO DE RENOVAÇÃO: EXTENSÃO JURÍDICA POPULAR E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
FORM FIELD Autor Autor LUA MARINA MOREIRA GUIMARÃES
FORM FIELD Ano Ano 2012
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Bahia
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Bahia
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Feira de Santana
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 121
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Extensão Universitária; Ensino Jurídico; Assessoria Jurídica Popular Universitária; Educação Popular; Educação em Direitos Humanos; Democracia; Cidadania.
|*FORM FIELD Resumo*|Resumo|O presente trabalho explora caminhos de superação para o problema do ensino jurídico, situado contextualmente na atual crise da Educação e da Universidade, que, por seu turno, são reflexos de uma crise muito mais ampla, que abrange o conhecimento, a racionalidade e o próprio paradigma da modernidade. O problema central analisado é a extensão jurídica popular como alternativa para a superação da crise localizada nos cursos de direito, como uma possibilidade de construção de uma nova cultura jurídica. Esse método inovador de extensão universitária trabalha o direito em uma nova perspectiva, centrada nos grupos e sujeitos excluídos, utilizando-se do método e da concepção da educação popular. A partir dessa proposta pedagógica, os horizontes foram alargados, estabelecendo-se um paralelo da crítica da educação bancária hegemônica, com uma nova proposta de educação emancipatória, a educação em direitos humanos. Essa proposta tem os direitos humanos como começo, meio e fim, e, por isso, comunga de muitos dos objetivos da educação popular. No curso de direito da UEFS, já existem projetos de extensão que trabalham por essa via alternativa, com a educação popular na luta por afirmação de direitos humanos. Dois deles foram acompanhados numa pesquisa participativa e descritos, como estudo de caso, apontando-se seus pontos de contato e suas expectativas para com a educação em direitos humanos.|
FORM FIELD Link Link Trabalho de Conclusão de Curso
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao?
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Banco de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Feira de Santana.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback