CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

UM DIÁLOGO DE RENOVAÇÃO: EXTENSÃO JURÍDICA POPULAR E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

por LUA MARINA MOREIRA GUIMARÃES em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LUA MARINA MOREIRA GUIMARÃES 2012 Feira de Santana Bahia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS Bahia Curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Texto integral 121 Português

Resumo

O presente trabalho explora caminhos de superação para o problema do ensino jurídico, situado contextualmente na atual crise da Educação e da Universidade, que, por seu turno, são reflexos de uma crise muito mais ampla, que abrange o conhecimento, a racionalidade e o próprio paradigma da modernidade. O problema central analisado é a extensão jurídica popular como alternativa para a superação da crise localizada nos cursos de direito, como uma possibilidade de construção de uma nova cultura jurídica. Esse método inovador de extensão universitária trabalha o direito em uma nova perspectiva, centrada nos grupos e sujeitos excluídos, utilizando-se do método e da concepção da educação popular. A partir dessa proposta pedagógica, os horizontes foram alargados, estabelecendo-se um paralelo da crítica da educação bancária hegemônica, com uma nova proposta de educação emancipatória, a educação em direitos humanos. Essa proposta tem os direitos humanos como começo, meio e fim, e, por isso, comunga de muitos dos objetivos da educação popular. No curso de direito da UEFS, já existem projetos de extensão que trabalham por essa via alternativa, com a educação popular na luta por afirmação de direitos humanos. Dois deles foram acompanhados numa pesquisa participativa e descritos, como estudo de caso, apontando-se seus pontos de contato e suas expectativas para com a educação em direitos humanos.

Palavras Chave Extensão Universitária; Ensino Jurídico; Assessoria Jurídica Popular Universitária; Educação Popular; Educação em Direitos Humanos; Democracia; Cidadania.
Link Trabalho de Conclusão de Curso
Referência para Citação  
Observação Material linkado com o Banco de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Feira de Santana.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar