Curso de informática

Relatório final das primeiras turmas.
Vamos descrever e analisar coletivamente a situação atual desse assunto. Mas também vamos pensar no que queremos avançar e como nos definimos os proximos passos para a oferta de novas turmas.

Ocorrencias

1. problemas com espaço para aulas - nos grupos G4, 6 e 8, Fabiano está com dificuldade de dar aulas no espaço do ponto, porque o espaço é pequeno. Quando o curso foi programado esperávamos que fossem disponibilizadas salas pelo campus-ufba. Mas elas estão ocupadas nesses horários e não podem ser liberadas para as "aulas teóricas" do curso de informática.

2. conexão com problemas;durante toda semana que passou, a noite a conexão simplesmente caia e so valtava pela manhã do outro dia e curso de internet sem internet...fica descaracterizado;

3. quanto ao trabalho alunos avançam, alunos navegam sem dificuldade, lêem conteúdos das páginas, colaboram entre si, os que

4. quanto ao uso do espaço público pelos alunos do curso - alguns chegam no espaço dos tabuleiros e não compreendem que nesse momento eles utilizarão como um usuario qualquer. O fato é que os tabulerios nao funcionam aberto ao público, e que não podemos destinar horarios exclusivos as alunos, além do que já é dado no dia da aula de demostração (que no modulo 1 era de como criar email e entrar na lista)

5. parece que as horas livres dos alunos nao estao sendo contabilizadas adequadamente em todos os grupos. quem ou como esta sendo controlando o acesso em outros horarios?

6. não funcionamos de modo coordenado, o maior indicador disso é a falta de socialização dos planos de aula dos professores (que são primeiramente manuscritos e depois digitados... porque isso? será que não admitimos publicar as ideias aos poucos, nos expondo atraves de um texto sempre em construção? o que impede de digitar diretamente no twiki?). a falta dos planos pode ser explicada pela falta de tempo de cada um. Mas não ter plano discutido coletivamente, para que ele esteja integrado aos objetivos gerais do curso é um prejuízo que pode ter como resultado a inconsistência do curso...acho que disso ninguém duvida.

7. a idéia de termos uma comunidade virtual (através da lista de discussão) funcionando desde a primeira semana do curso não foi a frente até agora. nao está claro quantos alunos de cada turma já está na lista. As mensagens que circulam na lista não manifestam o desenvolvimento da opinião dos alunos sobre o tema internet...

8. está havendo choque de horários das aulas de informatica e atividades dos professores a noite na faculdade...será que podemos fazer do trabalho realizado no ponto um prejuízo para a formação recebida na faculdade? isso é uma contradição...

9. quanto composição das turmas - com Ariston está assim: a turma de segunda está com 23 alunos, a de qurta a tarde esta com 22 e a de sexta pela manhã compareceram em duas semanas apenas 3. o total é de 43 alunos. ideia de ariston - abrir as vagas restantes para preencher a turma da manhã de sexta. uma questao - nao seria desses que estão aconcluirem o curso? Bom, podmeos afirmar que está ocorrendo evasão no curso? de fato nao temos as 180 vagas ocupadas? e onde está todo o entusiasmo do momento da matrícula, com um numero de inscritos que se esgotaram as vagas no primeiro dia de abertura de inscrições?

o que faltou

Destinação de horário para planejamento e organização dos trabalhos entre professores (antes). Socialização das aulas entre os Professores, para falar das difuculdades de um e dos outros (depois)

melhorias para as turmas futuras em termos de conteudos. Ex.: uso de mais ferramentas do navegador...

Controle das horas de acesso por parte dos alunos do curso de informatica no tabuleiro digital

Mais fluidez na produção de textos no twiki pelos professores

Novos conteudos para o curso e preparação do modulo 2

estabilidade da conexão

um horario para planejar e preparar material para as aulas

soluções possíveis

sobre a questão do espaço decidimos que...
sobre o problema da conexão faremos o seguinte...
sobre os conflitos durante o uso dos tabuleiros faremos o seguinte...
sobre a questão do planejamento coletivo entre professores definimos o seguinte...

-- AlessandraPicanco - 02 May 2006

revisão: r4 - 16 Jun 2006 - 19:31:58 - AlessandraPicanco?