Projeto de Pesquisa PIBIC

Inclusão Digital: articulação dos nós da rede – parte dois

Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla
Palavras Chave: Inclusão Digital, modelos pedagógicos, inclusão social

Objetivos e Justificativa

A proposta de pesquisa apresentada para o ano de 2005/2006 tinha como objetivos fazer o mapeamento dos projetos de Inclusão Digital desenvolvidos em Salvador, destacando as iniciativas e as pesquisas realizadas no âmbito da UFBA; conhecer as concepções de Inclusão Digital que estão presentes nesses projetos e pesquisas; estabelecer relação entre essas concepções e as ações que são desenvolvidas em cada projeto, procurando identificar e problematizar os modelo(s) pedagógico(s) utilizados; construir um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; delinear diretrizes pedagógicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos na UFBA, em nível de extensão, bem como pelos demais grupos, buscando enfocar a articulação entre Inclusão Digital e Inclusão Social; articular fórum permanente de discussão entre os diferentes grupos que desenvolvem pesquisas e iniciativas de Inclusão Digital em Salvador, de forma a constituir uma comunidade de aprendizagem em torno do tema.

Tal proposta requeria a participação de três bolsistas. No entanto, como o projeto foi contemplado com apenas um bolsista, não foi possível atender a todos os objetivos nem realizar as articulações a que se propunha. Conseguimos, nesta primeira etapa apenas mapear os projetos desenvolvidos na UFBA, suas diretrizes teóricas e metodológicas.

Também, consideramos que com o avanço da tecnologia pelo qual o mundo vem passando nos últimos anos, exige-se maior competência dos profissionais que não desejam ficar à margem do conhecimento e do desenvolvimento. A Ufba, enquanto instituição federal de ensino, pesquisa e extensão, vem desenvolvendo programas que procuram problematizar e implementar ações de inclusão digital e social, porém, torna-se relevante delinear conceitos e os modelos metodológicos a serem utilizados nessas iniciativas, a fim de contribuir com esses grupos para a proposição de ações mais consistentes e sintonizadas com as necessidades da população.

Em vista disso, apresento, para o ano 2006/2007 a continuidade da pesquisa, intensificando os estudos a respeito da construção do conceito de inclusão digital e de diretrizes pedagógicas que atendam ao conceito proposto, uma vez que consideramos de suma importância problematizar os conceitos e concepções relacionadas à inclusão/exclusão social/digital, pois é com base neles que políticas e ações estão sendo propostas para os grupos sociais menos favorecidos. Também são extremamente relevantes o desenvolvimento e implementação de metodologias não-diretivas para a abordagem educacional dos indivíduos em projetos que se denominam de inclusão digital, a fim de evitar ações incipientes, descontínuas que pouco contribuiriam com as demandas das comunidades.

Como o objetivo deste projeto é dar continuidade ao que estamos pesquisando, partimos dos mesmos pressupostos teóricos e das mesmas justificativas já apresentadas no projeto apresentado no ano anterior.

Metodologia

Com base nos dados levantados e nos resultados da pesquisa realizada no ano 2005/2006, estaremos fazendo o cruzamento com outras pesquisas realizadas sobre o tema e com o referencial teórico utilizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), de forma a delinearmos com maior rigor científico um conceito para Inclusão Digital, bem como diretrizes pedagógico/metodológicas articuladas a esse conceito e que possam ser operacionalizadas em ações de inclusão digital desenvolvidas junto à comunidades menos favorecidas. Para a continuidade da pesquisa estaremos nos fundamentando nos referenciais das pesquisas bibliográfica e documental (Gil, 1996, p. 48-53)+, uma vez que estaremos buscando aportes em fontes bibliográficas e nos materiais elaborados na primeira etapa da pesquisa. A partir da análise desses referenciais e materiais, com base em Bogdan e Biklen (1999)++, estaremos procurando categorias e padrões que possibilitem uma organização sistemática dos dados e que oportunizem a tomada de decisão sobre o caminho a ser percorrido para a construção de um conceito mais fundamentado sobre o tema pesquisado e de diretrizes metodológicas que atendam a formação cidadã dos sujeitos envolvidos.

+GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. ++BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora Lda, 1999.

Viabilidade e Financiamento

Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida em Salvador, vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA e articulada a outras pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC (teses, dissertações e monografias), consideramos perfeitamente viável desenvolver o projeto no período de um ano, uma vez que a primeira etapa da pesquisa já foi realizada.

Por estarmos utilizando a infra-estrutura disponível na Faced (computadores conectados à Internet, banco de dados, biblioteca), não há necessidade de aporte de recursos financeiros para o seu desenvolvimento.

Resultados e impactos esperados

Cronograma de execução

Agosto de 2006 a janeiro de 2007 Leituras e estudos em torno do tema Inclusão Digital e modelos pedagógicos
Análise do material coletado e construído na primeira fase da pesquisa
Organização dos dados
Participação em eventos
Fevereiro de 2007 Relatório parcial da pesquisa
Março a maio de 2007 Análise dos dados coletados
Construção do conceito de inclusão digital
Delineamento de diretrizes pedagógico/metodológicas para ações de Inclusão Digital
Produção de artigo sobre o tema
Participação em eventos
Junho de 2007 Relatório final da pesquisa

Referências bibliográficas

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 19(1): 88-96, jan/jun 1994

BONETI, Lindomar Wessler. Educação Inclusiva ou Acesso à Educação? In: 28ª Reunião Anual da Anped - 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas. Caxambu: Anped, 2005. (Anais)Disponível em: http://www.anped.org.br/28/textos/gt11/gt11153int.rtf

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da Sociedade do Conhecimento. Salvador, 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia.

CORRÊA, Darcísio. A construção da Cidadania: reflexões histórico-políticas. Ijuí: Unijuí, 2002.

FERREIRA, Mônica Dias Peregrino. As armadilhas da exclusão: um desafio para a análise. In:25ª Reunião Anual da Anped – 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas. Caxambu: Anped, 2005. (Anais) Disponível em: http://www.anped.org.br/25/monicaperegrinoferreirat06.rtf

LEMOS, André. Dogmas da Inclusão Digital. Disponível em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/inclusao.pdf

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997 (Coleção Temas de Atualidade).

PELLANDA, Nilze Maria. Inclusao Digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. São Paulo : DP&A, 2005.

SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003

Plano de Trabalho de Joseilda Sampaio (Sule)

Horário de Sule

Grupo de estudos

Relatório de Atividades

Texto do Tabuleiro Digital

Letramento digital e Inclusão

-- MariaHelenaBonilla - 25 May 2006

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r7 - 07 Nov 2006 - 21:22:06 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA