UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO



PLANO DE AÇÃO DE MONITORIA


Título do Plano de Trabalho da monitora

Monitoria das disciplinas Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC 287) e Introdução a Informática na Educação (EDC 266) - Produção colaborativa para web: página (Plataforma Twiki) e aúdio para Rádio Faced com base no Software livre Audacity

Nome do aluno

Dart Clea Rios Andrade Araújo

Nome do Orientador

Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto

Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e tecnologias (GEC)

Palavras-chave

Twiki, Rádio web, Produção colaborativa

Período de vigência

Agosto a Dezembro de 2008.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO

Título

Monitoria das disciplinas Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC 287) e Introdução a Informática na Educação (EDC 266) - Produção colaborativa para web: página (Plataforma Twiki) e aúdio para Rádio Faced com base no Software livre Audacity


Aluno

Dart Clea Rios Andrade Araújo

Curso de Graduação - Pedagogia

Orientadores

Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto

Áreas de Conhecimento

Ciências Humanas - Educação

Integração

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)

  1. RESUMO DO TRABALHO

A atuação desenvolvida nas atividades de monitoria das disciplinas EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, visa auxiliar as turmas do semestre 2008.2 nas produções multimídia a serem realizadas, especificamente no que se refere à produção de material de áudio para a Rádio web Faced, e edição de página web em ambiente de desenvolvimento de conteúdo colaborativo, Twiki 1. Esta atuação é seguida de atividades formativas pelo monitor, como a participação em grupos de estudos

sobre os temas específicos da monitoria, participação nas reuniões do grupo de pesquisa e orientações coletivas com os professores das disciplinas e demais monitores.

1 O TWiki é um ambiente de escrita colaborativa na web que possibilita várias pessoas interagirem, criando conteúdo, com o uso de apenas um navegador.

  1. JUSTIFICATIVA

A monitoria nas disciplinas EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação é de fundamental importância para contribuir com as atividades e produções multimídia que os alunos irão desenvolver ao longo do semestre. As atividades irão possibilitar aos alunos a vivencia da escrita e do trabalho colaborativo na construção de páginas, através da plataforma Twiki e na edição de material de áudio através do uso do software livre Audacity. Desde então também será uma oportunidade para a aluna de Pedagogia vivenciar na prática os estudos que já vem desenvolvendo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, temas que serão bastante discutido com as turmas durante o semestre.

  1. OBJETIVOS

  1. METODOLOGIA

As atividades desta monitoria fundamentam-se basicamente em três eixos:


  1. Estudos e atividades de formação, que acontecem através da participação das reuniões do grupo de pesquisa (GEC), atividades individuais de formação nos softwares, estudos em grupos sobre as temáticas relacionadas. Esta atividade acontece intensamente no primeiro mês do semestre (nas 12 horas semanais) e ao longo do semestre, principalmente nas quintas-feiras a tarde, junto com a reunião do grupo de pesquisa.

  2. Oficinas formativas junto às turmas, que acontecerão entre setembro e outubro, no horário das aulas, onde serão abordados aspectos teóricos-práticos sobre as produções de material de áudio e página web com base em softwares livres com destaque para os softwares Audacity e Twiki. Esta atividade contará com planejamento próprio e irá perfazer um total de 12 horas.

  3. Suporte formativo, cujo principal objetivo é contribuir para que os alunos tenham atitudes favoráveis diante dos usos das tecnologias na educação, experenciando a produção multimídia em áudio através de softwares livres e a produção de página web em ambiente colaborativo Twiki. Esta atividade será realizada em horários a combinar entre o monitor e os grupos de alunos das turmas, dentro das 12 horas semanais que o monitor fica a disposição entre os dois/três últimos meses do semestre.


  1. CRONOGRAMA


AÇÕES

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

Elaboração do plano de trabalho e horários da monitoria (atendimento aos alunos e formação), junto dos professores e demais monitores.

X





Estudo das temáticas específicas da disciplina e do grupo de trabalho.

X

X

X

X


Participação em reuniões do grupo de pesquisa, sessões de estudo e orientações coletivas.

X

X

X

X


Participação de reuniões periódicas com os professores e demais monitores da disciplina, a fim de promover o planejamento conjunto e a avaliação permanente pautada na prática.


X

X

X


Organização das atividades do grupo de trabalho, de forma a orientar os alunos na elaboração de página web e material de aúdio para divulgação e desenvolvimento dos debates temáticos.


X

X

X


Disponibilização dos produtos elaborados no âmbito do grupo de trabalho na página Twiki.

X

X

X

X

X

Elaboração de relatório da atividade de monitoria.





X



  1. RECURSOS NECESSÁRIOS




  1. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se como resultados desta atividade a participação efetiva dos matriculados na disciplina nas produções dos materiais multimídia da disciplina, especificamente o material de áudio e a produção de página web sendo esta também uma forma de utilizar o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na educação. Espera-se produzir vinhetas, peças radiofônicas e página web sobre os temas discutidos na disciplina, de forma a divulgar as discussões temáticas e produzir materiais que as subsidiem. As produções entrarão na programação regular da Rádio Faced e também ficarão disponíveis no ambiente colaborativo Twiki.

-- DartAraujo - 18 Mar 2009

Página Inicial >> WebPesquisa >> PoliticasPublicas >> PoliticaspublicasEtapadois >> MonitoriaDart
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 18 Mar 2009 - 20:57:49 - DartAraujo?     |     Copyleft Faced-UFBA