Projeto Rede Comunitária Irecê


Apresentação

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, ação conveniada entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e a Secretaria Municipal de Educação de Irecê, pretende se constituir em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito.

Este programa visa integrar em rede diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível. Pretende, ainda se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas.

TODO: Falta dizer o que já está implantado deste projeto (turmas, quantos professores, etc.)

Por consequência, o Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê foi o embrião de um projeto maior da UFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê, visando a constituição do campus avançado da UFBA no município. Neste sentido, a montagem de uma rede tecnológica de alta velocidade é de fundamental importância para o Programa, uma vez que se busca em diversas áreas do conhecimento, a articulação dos diferentes projetos existentes - ou a serem implantados. Pretende-se que esses projetos incrementem, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, a produção do conhecimento e da cultura local, assim como a especialização de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Como parte desses movimentos no município está prevista a montagem de um condomínio digital de fibra ótica para conectando hospitais, postos de saúde, escolas, ciberparques (telecentros), comércio, entre outros, com o objetivo de potencializar o processo de formação dos professores e a produção de conhecimentos e culturas locais. A proposta é implantar uma infra-estrutura que sirva a todo o município, promovendo a cooperação entre universidade, poder público, iniciativa privada e outras organizações.

Situada como linha mestra do projeto, a utilização de Software Livre traz uma qualidade diferenciada para o processo de Inclusão Digital na Microrregião, garantindo maior economia de recursos em todos os níveis, escalas e setores da sociedade, maior estabilidade e sustentabilidade às iniciativas de uso e desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação, atendimento a princípios de liberdade de uso, produção e circulação, bem como a democratização do acesso à informação.

O Programa de Formação de Professores constitui-se num conjunto de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas, e que estão sendo aglutinadas nesse projeto de montagem da Rede Comunitária de Irecê.

Frentes de trabalho

Montagem do Condomínio de fibra ótica

Política de Software Livre no município

Implantação de Sofware Livre em todo o município de Irecê

Capacitação e Suporte em Software Livre

Implantação de infraestrutura de videoconferência

-- LucasRocha - 14 Sep 2004

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 14 Sep 2004 - 15:13:00 - LucasRocha?     |     Copyleft Faced-UFBA