Projeto Rede Comunitária Irecê

Apresentação

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, ação conveniada entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e a Secretaria Municipal de Educação de Irecê, pretende se constituir em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito. Este programa visa integrar em rede diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível.

Constituem o Programa os seguintes Projetos: P1 - Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê/Bahia, P2 - Projeto Bibliotecas Virtuais, P3 - Projeto Ciberparques, P4 - Projeto Centro de Cultura e Comunicação, P5 - Projeto de Formação em Gestão Escolar, P6 - Projeto de Reestruturação das Edificações, P7 - Projeto de atualização de Professores. Mais recentemente foi incorporado ainda o Projeto Rede Comunitária de Irecê. O Projeto P1 - Licenciatura em Pedagogia / Ensino Fundamental foi implantado em janeiro de 2004, com uma turma de 153 alunos, e já se encontra em seu segundo ciclo de atividades. O Projeto Rede Comunitária de Irecê está em fase de implantação.

O Programa pretende, ainda, se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas.

Por consequência, o Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê foi o embrião de um projeto maior da UFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê, visando a constituição do campus avançado da UFBA no município. Neste sentido, a montagem de uma rede tecnológica de alta velocidade é de fundamental importância para o Programa, uma vez que se busca em diversas áreas do conhecimento, a articulação dos diferentes projetos existentes - ou a serem implantados. Pretende-se que esses projetos incrementem, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, a produção do conhecimento e da cultura local, assim como a especialização de profissionais das diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, está prevista a montagem de um condomínio digital de fibra ótica, totalmente baseado em Software Livre, que irá conectar hospitais, postos de saúde, escolas, ciberparques (telecentros), comércio, entre outros. A proposta é implantar uma infra-estrutura que sirva a todo o município, promovendo a cooperação entre universidade, poder público, iniciativa privada e outras organizações, além de promover a inclusão digital.

Situada como linha mestra do projeto, a utilização de Software Livre traz uma qualidade diferenciada para o processo de Inclusão Digital na Microrregião, garantindo maior economia de recursos em todos os níveis, escalas e setores da sociedade, maior estabilidade e sustentabilidade às iniciativas de uso e desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação, atendimento a princípios de liberdade de uso, produção e circulação, bem como a democratização do acesso à informação.

No que diz respeito ao Projeto Rede Comunitária de Irecê estão abertas as seguintes frentes de trabalho:

A frente de trabalho "Capacitação e Suporte em Software Livre" está articulada à frente de trabalho "Implantação de Sofware Livre em todo o município de Irecê". Para o desenvolvimento dessas linhas de ação foram definidas as seguintes etapas:

A etapa de Capacitação é a que será dinamizada a partir deste projeto específico de extensão, e sobre a qual estaremos nos detendo a partir de agora.

O desenvolvimento e intercâmbio do conhecimento, através do software livre - como um fator catalisador da inclusão social/digital - não pode ser realizada de forma efetiva sem que existam formas de mobilizar o conhecimento e a cultura dentro dos diversificados grupos sociais. Esta tarefa educacional requer competências didático-pedagógicas numa linha de trabalho interativo.

O processo de capacitação e suporte portanto deve ser feito respeitando-se as necessidades e valores de cada sub-grupo dentro do contexto no qual este se insere. A capacitação vem dessa maneira não como atividade de "adestramento" mas sim de conscientização da real necessidade de apreender os conceitos e não puramente os objetos em si, subvertendo antigos valores pré-moldados numa sociedade que prega pelo imediatismo.

Vale ressaltar porém, que a despeito de todo o universo que cerca os meios de utilização do software livre, a capacitação será realizada de forma prática, atendo-se à necessidades reais, e tendo um enfoque constante nos aspectos colaborativos e interativos de cada ferramenta, aspectos estes que são a gênesis do software livre e impusionadores do conhecimento humano.

O projeto de Capacitação e Suporte deve atingir 4 grandes grupos em Irecê:

  1. Comércio, Indústria e Serviços
  2. Empresas de tecnologia
  3. Professores municipais
  4. Setor público

Capacitação para o Projeto Rede Comunitária de Irecê

Informática Básica com Software Livre

Carga horária

30 horas de duração total. Duração total de 4 meses. Frequência quinzenal. Período Matutino ou Noturno, a depender do dia da semana.

Número de vagas

20 vagas

Perfil do cursista

Professores das redes municipais de educação de Irecê e Salvador, funcionários da Prefeitura Municipal de Irecê preferencialmente com diploma de ensino médio.

Apresentação

O curso objetiva introduzir o cursista no mundo da informática e da informação digital, habilitando-o no manuseio de diversas ferramentas de uso geral e promovendo a assimilação de conceitos relativos à computação e ao universo da comunicação e interação nas redes virtuais.

Equipe

Doutores

Quem?

Especialistas

Paulo Cézar Oliveira - pcezar@salvador.ba.gov.br

Técnicos

Lucas Rocha - lucasr@im.ufba.br

Vinicius Pinheiro - vinicius@im.ufba.br

Monitores

Mônica Paz - monica@im.ufba.br

Caroline Rodarte - caroline@im.ufba.br

Leandro Nunes - smurf@im.ufba.br

Objetivos gerais

Abordagem Temática

Os estudos a serem realizados nesse curso envolve saberes organizados em torno dos seguintes blocos de trabalho são considerados relevantes no contexto da proposta deste curso

Informática Básica – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os conceitos básicos de Informática, apresentando o funcionamento básico dos hardwares (processador, memória, periféricos, etc.) e dos softwares (sistema operacional e aplicativos) do computador.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Software livre – 2h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho discute a temática do Software Livre, relacionando-o com os processos de inclusão digital e de potencialização dos processos pedagógicos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Navegador Web

Ambiente Gráfico e Gerência de arquivos – 9h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho busca apresentar o ambiente Desktop do GNU/Linux e capacitar os participantes em operações básicas no uso do computador: ; gerenciar arquivos, manipular janelas de programas e copiar, recortar e colar objetos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Ambiente gráficos GNOME, KDE, IceWM? ; Editor de textos; Gerenciador de arquivos.

Ferramentas de Produtividade – 9h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho busca apresentar ferramentas de produtividade como editores de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Openoffice.org Writer, Openoffice.org Calc, Openoffice.org Impress, Abiword, Gnumeric, KOffice.

Internet, navegação na Web e e-mails – 6h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho busca apresentar os conceitos básicos da Internet e as ferramentas de navegação na Web e manipulação de mensagens eletrônicas (e-mails) capacitando os participantes a fazer buscas de conteúdo na rede além de enviar e receber mensagens eletrônicas.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Mozilla Firefox, Mozilla, Epiphany, Mozilla Thunderbird, Evolution; navegação e busca na Web; envio e recebimento de e-mails

Administração básica do GNU/Linux

Carga horária

XX horas de duração total. Duração total de 6 meses. Frequência quinzenal. Período Noturno.

Número de vagas

XX vagas

Perfil do cursista

O curso é voltado para a sociedade civil do município desde que o cursista tenha conhecimentos avançados em informática, isto é, saber o que é um sistema operacional, como instalar programas e drivers de dispositivos como impressoras, placa de som, vídeo, modem, etc.

Apresentação

O curso objetiva capacitar os participantes nas operações básicas de administração do sistema operacional GNU/Linux tais como instalação do sistema, gerência de usuários e grupos; instalação, atualização, configuração e remoção de aplicativos; configuração de hardware; gerência do kernel; migração Windows -> Gnu/Linux e configuração de rede.

Equipe

Especialista

Paulo Cézar Oliveira - pcezar@salvador.ba.gov.br

Técnicos

Lucas Rocha - lucasr@im.ufba.br

Vinicius Pinheiro - vinicius@im.ufba.br

Monitores

Mônica Paz - monica@im.ufba.br

Caroline Rodarte - caroline@im.ufba.br

Leandro Nunes - smurf@im.ufba.br

Objetivos gerais

Abordagem Temática

Os estudos a serem realizados nesse curso envolve saberes organizados em torno dos seguintes blocos de trabalho:

Conceitos avançados de informática – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os conceitos avançados de informática, apresentando o funcionamento do sistema operacional GNU/Linux, o kernel Linux, suas características, distribuições e a estrutura da sua arquitetura modular.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Instalação do GNU/linux – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora o processo de instalação do sistema operacional GNU/Linux em todas as suas fases.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Inicialização do sistema operacional – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora o processo de boot do GNU/Linux e suas configurações

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Shell – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os comandos do shell em diversas atividades como controle de execução de programas, navegação, criação e remoção de diretórios, manipulação de arquivos, e comandos diversos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Manipulação de Grupos e usuários – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora a administração dos grupos e usuários do sistema operacional, visando restringir/permitir acesso aos diversos arquivos, diretórios e funções do sistema operacional.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico
***** Continua daqui **********************************

Conjunto Prático

Metodologia

Este curso será desenvolvido através da interação entre cursistas e professores, tanto em encontros presenciais quanto a distância. Serão desenvolvidas atividades envolvendo todos os alunos do curso (encontro de abertura e encerramento), e encontros de estudo em grupo, orientação individual e coletiva (durante o curso), através de processos articulados, simultâneos e colaborativos.

No encontro de abertura (4h) estaremos realizando a apresentação e as primeiras interações entre o grupo de professores e monitores envolvidos e de alunos matriculados. Também será o momento da apresentação dos fundamentos e do funcionamento da proposta do curso - sua dinâmica curricular, sua organização, os espaços-tempos de realização (cronograma, locais...), seu ambiente virtual (página do curso).

Para o encontro de encerramento (4h) será organizado um seminário de apresentação das produções desenvolvidas ao longo do curso, a análise e avaliação das atividades desenvolvidas.

No decorrer do curso (92h) ocorrerão encontros presenciais e atividades a distância nos quais os cursistas estarão pesquisando e discutindo sobre as temáticas do curso, ao mesmo tempo que exploram aplicações computacionais voltadas para a autoria do professor na rede, usam intensivamente a Internet, vivenciam processos de criação de e-mail, grupos de discussão, fóruns, chats, blog, processos de armazenamento e transferência de arquivos, exploram softwares livres, gratuitos e proprietários, produzem e publicam suas produções.

Será criado um ambiente virtual para o curso, no qual estarão disponibilizados os espaços de interação entre professores e alunos, bem como as produções dos alunos. Essa é a base operacional do que chamamos "dimensão REDE". Na dimensão REDE, todos os envolvidos no curso estão em conexão permanente, paralela, integrada e integrante ao conjunto das demais atividades, possibilitando uma articulação em refluxo entre os temas abordados nos diferentes momentos. Tal dimensão pretende criar um espaço e tempo da produção coletiva de conhecimento, ou seja, a REDE potencializará e evidenciará a dinâmica própria do processo educativo contemporâneo, fazendo com que seja vivenciado no curso, intencionalmente, uma práxis pedagógica que coexiste e se auto-organiza continuamente em meio a instabilidade caótica e mutante própria da realidade.

O esquema a seguir explicita a organização de atividades propostas na dinâmica do curso:

Grupos Início Inclusão Digital Software Livre Produção hipertextual/Multimídia Término
1 seminário Inclusão Digital conceitos básicos interface com usuário Aplicativos vídeo hipertexto imagem seminário
2 seminário Inclusão Digital interface com usuário Aplicativos conceitos básicos hipertexto imagem vídeo seminário
3 seminário Inclusão Digital Aplicativos conceitos básicos interface com usuário imagem vídeo hipertexto seminário
  DIMENSÃO REDE

Avaliação

A avaliação do curso tem caráter processual, sem descuidar dos produtos desenvolvidos. Para explicitar o processo será criado e mantido um ambiente virtual de aprendizagem, com conteúdo (artigo, relato de experiência, análises, imagens, vídeos, planejamentos ou outros) desenvolvido durante o curso. Também será produzido um CD-rom com o material utilizado durante o curso e as produções desenvolvidas. Será considerada a participação dos alunos nos encontros presenciais, bem como a sua interação ativa através da lista, chats, fóruns, blog e site do curso, navegação, pesquisa, desenvolvendo a sua automia de estudos e a sua capacidade propositiva de novas dinâmicas. Um trabalho dissertativo individual deverá ser apresentado, pelo menos, por escrito e oralmente no seminário final do curso, o qual deverá explicitar um caráter crítico/reflexivo, estar coerente com a dinâmica de estudos e produção do curso.

Bibliografia básica

TODO: Coloca bibliografia...

Links

TODO: Colocar links...

-- LucasRocha - 14 Sep 2004

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r11 - 17 Sep 2004 - 16:39:40 - LucasRocha?     |     Copyleft Faced-UFBA