Projeto Rede Comunitária Irecê

Apresentação

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, ação conveniada entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e a Secretaria Municipal de Educação de Irecê, pretende se constituir em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito. Este programa visa integrar em rede diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível.

Constituem o Programa os seguintes Projetos: P1 - Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê/Bahia, P2 - Projeto Bibliotecas Virtuais, P3 - Projeto Ciberparques, P4 - Projeto Centro de Cultura e Comunicação, P5 - Projeto de Formação em Gestão Escolar, P6 - Projeto de Reestruturação das Edificações, P7 - Projeto de atualização de Professores. Mais recentemente foi incorporado ainda o Projeto Rede Comunitária de Irecê. O Projeto P1 - Licenciatura em Pedagogia / Ensino Fundamental foi implantado em janeiro de 2004, com uma turma de 153 alunos, e já se encontra em seu segundo ciclo de atividades. O Projeto Rede Comunitária de Irecê está em fase de implantação.

O Programa pretende, ainda, se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas.

Por consequência, o Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê foi o embrião de um projeto maior da UFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê, visando a constituição do campus avançado da UFBA no município. Neste sentido, a montagem de uma rede tecnológica de alta velocidade é de fundamental importância para o Programa, uma vez que se busca em diversas áreas do conhecimento, a articulação dos diferentes projetos existentes - ou a serem implantados. Pretende-se que esses projetos incrementem, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, a produção do conhecimento e da cultura local, assim como a especialização de profissionais das diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, está prevista a montagem de um condomínio digital de fibra ótica, totalmente baseado em Software Livre, que irá conectar hospitais, postos de saúde, escolas, ciberparques (telecentros), comércio, entre outros. A proposta é implantar uma infra-estrutura que sirva a todo o município, promovendo a cooperação entre universidade, poder público, iniciativa privada e outras organizações, além de promover a inclusão digital.

Situada como linha mestra do projeto, a utilização de Software Livre traz uma qualidade diferenciada para o processo de Inclusão Digital na Microrregião, garantindo maior economia de recursos em todos os níveis, escalas e setores da sociedade, maior estabilidade e sustentabilidade às iniciativas de uso e desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação, atendimento a princípios de liberdade de uso, produção e circulação, bem como a democratização do acesso à informação.

No que diz respeito ao Projeto Rede Comunitária de Irecê estão abertas as seguintes frentes de trabalho:

A frente de trabalho "Capacitação e Suporte em Software Livre" está articulada à frente de trabalho "Implantação de Sofware Livre em todo o município de Irecê". Para o desenvolvimento dessas linhas de ação foram definidas as seguintes etapas:

A etapa de Capacitação é a que será dinamizada a partir deste projeto específico de extensão, e sobre a qual estaremos nos detendo a partir de agora.

O desenvolvimento e intercâmbio do conhecimento, através do software livre - como um fator catalisador da inclusão social/digital - não pode ser realizada de forma efetiva sem que existam formas de mobilizar o conhecimento e a cultura dentro dos diversificados grupos sociais. Esta tarefa educacional requer competências didático-pedagógicas numa linha de trabalho interativo.

O processo de capacitação e suporte portanto deve ser feito respeitando-se as necessidades e valores de cada sub-grupo dentro do contexto no qual este se insere. A capacitação vem dessa maneira não como atividade de "adestramento" mas sim de conscientização da real necessidade de apreender os conceitos e não puramente os objetos em si, subvertendo antigos valores pré-moldados numa sociedade que prega pelo imediatismo.

Vale ressaltar porém, que a despeito de todo o universo que cerca os meios de utilização do software livre, a capacitação será realizada de forma prática, atendo-se à necessidades reais, e tendo um enfoque constante nos aspectos colaborativos e interativos de cada ferramenta, aspectos estes que são a gênesis do software livre e impusionadores do conhecimento humano.

O projeto de Capacitação e Suporte deve atingir 4 grandes grupos em Irecê:

  1. Comércio, Indústria e Serviços
  2. Empresas de tecnologia
  3. Professores municipais
  4. Setor público

Capacitação para o Projeto Rede Comunitária de Irecê

Informática Básica com Software Livre

Carga horária

30 horas de duração total. Duração total de 4 meses. Frequência quinzenal. Período Matutino ou Noturno, a depender do dia da semana.

Número de vagas

20 vagas

Perfil do cursista

Professores das redes municipais de educação de Irecê e Salvador, funcionários da Prefeitura Municipal de Irecê preferencialmente com diploma de ensino médio.

Apresentação

O curso objetiva introduzir o cursista no mundo da informática e da informação digital, habilitando-o no manuseio de diversas ferramentas de uso geral e promovendo a assimilação de conceitos relativos à computação e ao universo da comunicação e interação nas redes virtuais.

Equipe

Doutores

Quem?

Especialistas

Paulo Cézar Oliveira - pcezar@salvador.ba.gov.br

Técnicos

Lucas Rocha - lucasr@im.ufba.br

Vinicius Pinheiro - vinicius@im.ufba.br

Monitores

Mônica Paz - monica@im.ufba.br

Caroline Rodarte - caroline@im.ufba.br

Leandro Nunes - smurf@im.ufba.br

Objetivos gerais

Abordagem Temática

Os estudos a serem realizados nesse curso envolve saberes organizados em torno dos seguintes blocos de trabalho são considerados relevantes no contexto da proposta deste curso

Informática Básica – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os conceitos básicos de Informática, apresentando o funcionamento básico dos hardwares (processador, memória, periféricos, etc.) e dos softwares (sistema operacional e aplicativos) do computador.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Software livre – 2h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho discute a temática do Software Livre, relacionando-o com os processos de inclusão digital e de potencialização dos processos pedagógicos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Navegador Web

Ambiente Gráfico e Gerência de arquivos – 9h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho busca apresentar o ambiente Desktop do GNU/Linux e capacitar os participantes em operações básicas no uso do computador: ; gerenciar arquivos, manipular janelas de programas e copiar, recortar e colar objetos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Ambiente gráficos GNOME, KDE, IceWM? ; Editor de textos; Gerenciador de arquivos.

Ferramentas de Produtividade – 9h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho busca apresentar ferramentas de produtividade como editores de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Openoffice.org Writer, Openoffice.org Calc, Openoffice.org Impress, Abiword, Gnumeric, KOffice.

Internet, navegação na Web e e-mails – 6h

Professores responsáveis: Paulo Cézar Oliveira e ...

Ementa
Este bloco de trabalho busca apresentar os conceitos básicos da Internet e as ferramentas de navegação na Web e manipulação de mensagens eletrônicas (e-mails) capacitando os participantes a fazer buscas de conteúdo na rede além de enviar e receber mensagens eletrônicas.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
Mozilla Firefox, Mozilla, Epiphany, Mozilla Thunderbird, Evolution; navegação e busca na Web; envio e recebimento de e-mails

Administração básica do GNU/Linux

Carga horária

30 horas de duração total. Duração total de 4 meses. Frequência quinzenal. Período Noturno.

Número de vagas

20 vagas

Perfil do cursista

O curso é voltado para a sociedade civil do município desde que o cursista tenha conhecimentos avançados em informática, isto é, saber o que é um sistema operacional, como instalar programas e drivers de dispositivos como impressoras, placa de som, vídeo, modem, etc.

Apresentação

O curso objetiva capacitar os participantes nas operações básicas de administração do sistema operacional GNU/Linux tais como instalação do sistema, gerência de usuários e grupos; instalação, atualização, configuração e remoção de aplicativos; configuração de hardware; gerência do kernel; migração Windows -> Gnu/Linux e configuração de rede.

Equipe

Especialista

Paulo Cézar Oliveira - pcezar@salvador.ba.gov.br

Técnicos

Lucas Rocha - lucasr@im.ufba.br

Vinicius Pinheiro - vinicius@im.ufba.br

Monitores

Mônica Paz - monica@im.ufba.br

Caroline Rodarte - caroline@im.ufba.br

Leandro Nunes - smurf@im.ufba.br

Objetivos gerais

Abordagem Temática

Os estudos a serem realizados nesse curso envolve saberes organizados em torno dos seguintes blocos de trabalho:

Conceitos avançados de informática– 3h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os conceitos avançados de informática e Software Livre, apresentando o funcionamento do sistema operacional GNU/Linux, o kernel Linux, suas características, distribuições e a estrutura da sua arquitetura modular, além de transmitir o modo de desenvolvimento de Software Livre e como isso reflete nos diversos apectos de engenharia de software como confiabilidade, segurança, ciclo de vida, compatibilidade, etc.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Instalação do GNU/linux – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora o processo de instalação do sistema operacional GNU/Linux em todas as suas fases.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Inicialização do sistema operacional – 3h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora o processo de boot do GNU/Linux e suas configurações

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Shell – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os comandos do shell em diversas atividades como controle de execução de programas, navegação, criação e remoção de diretórios, manipulação de arquivos, e comandos diversos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Manipulação de Grupos e Usuários – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora a administração dos grupos e usuários do sistema operacional, visando restringir/permitir acesso aos diversos arquivos, diretórios e funções do sistema operacional.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Instalação e remoção de programas – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora os diversos procedimentos de instalação e remoção de programas no sistema operacional GNU/Linux

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Rede – 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora as configurações de rede necessárias para integrar o computador às redes virtuais das quais ele faz parte.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Módulos e compilação do kernel– 4h

Professores responsáveis: Lucas Rocha, Vinicius Pinheiro

Ementa
Este bloco de trabalho explora a configuração e ativação de módulos do kernel que controlam os diversos dispositivos de hardware

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Metodologia

Este curso será desenvolvido através da interação entre cursistas e professores, tanto em encontros presenciais quanto a distância. Serão desenvolvidas atividades envolvendo todos os alunos do curso (encontro de abertura e encerramento), e encontros de estudo em grupo, orientação individual e coletiva (durante o curso), através de processos articulados, simultâneos e colaborativos.

No decorrer do curso, ocorrerão encontros presenciais e atividades a distância nos quais os cursistas estarão pesquisando e discutindo sobre as temáticas do curso, ao mesmo tempo que exploram aplicações computacionais apresentadas em sala de aula, usam intensivamente a Internet, vivenciam processos de criação de e-mail, grupos de discussão, fóruns, chats, blog, processos de armazenamento e transferência de arquivos, exploram softwares livres.

Além disso, será promovido, com parte do curso, um Install Fest, evento no qual pessoas podem levar seus computadores para a instalação gratuita do GNU/Linux. Neste evento, os participantes do curso de "Administração Básica GNU/Linux" poderão aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas para instalar GNU/Linux nas máquinas dos visitantes interessados em ter Software Livre instalado em seus computadores.

Será criado um ambiente virtual para o curso, no qual estarão disponibilizados os espaços de interação entre professores e alunos, bem como as produções dos alunos. Essa é a base operacional do que chamamos "dimensão REDE". Na dimensão REDE, todos os envolvidos no curso estão em conexão permanente, paralela, integrada e integrante ao conjunto das demais atividades, possibilitando uma articulação em refluxo entre os temas abordados nos diferentes momentos. Tal dimensão pretende criar um espaço e tempo da produção coletiva de conhecimento, ou seja, a REDE potencializará e evidenciará a dinâmica própria do processo educativo contemporâneo, fazendo com que seja vivenciado no curso, intencionalmente, uma práxis pedagógica que coexiste e se auto-organiza continuamente em meio a instabilidade caótica e mutante própria da realidade.

Infra-estrutura

Os cursos serão ministrados no laboratório de informática do Campus Avançado da UFBA, no município de Irecê. Este laboratório possui 10 computadores com o sistema operacional livre GNU/Linux, todos conectados à Internet.

Avaliação

A avaliação do curso tem caráter processual, sem descuidar dos produtos desenvolvidos. Para explicitar o processo será criado e mantido um ambiente virtual de aprendizagem, com conteúdo (artigo, relato de experiência, análises, imagens, vídeos, planejamentos ou outros) desenvolvido durante o curso. Também será produzido um CD-rom com o material utilizado durante o curso e as produções desenvolvidas. Será considerada a participação dos alunos nos encontros presenciais, bem como a sua interação ativa através da lista, chats, fóruns, blog e site do curso, navegação, pesquisa, desenvolvendo a sua automia de estudos e a sua capacidade propositiva de novas dinâmicas.

Resultados esperados

Considerando que um dos pilares do projeto da Rede Comunitária de Irecê é a implantação de Software Livre (SL) em todo o município, a capacitação nestas tecnologias se torna imprescindível pois, para garantir a sustentabilidade tecnológica do SL na região, é necessário que existam pessoas da própria região capazes de utilizar plenamente tais ferramentas.

Sendo assim, com o curso "Informática Básica com Software Livre" espera-se que os seus participantes se tornem aptos a realizar as operações cotidianas básicas para o uso de um computador utilizando apenas ferramentas livres.

Com o curso "Administração Básica do sistema GNU/Linux" pretende-se formar um grupo formado por pessoas da região de Irecê capaz de resolver os problemas mais complexos que venham a surgir com uso do sistema operacional GNU/Linux podendo assim dar suporte técnico localmente. Desta forma, Irecê terá mais autonomia na manutenção do seu parque tecnológico, seja no comércio, no setor público, na escola ou na casa do cidadão comum.

Os participantes dos dois cursos poderão servir de multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nos cursos promovendo assim o desenvolvimento local na medida em que constrói novas compentências e conhecimentos em torno do Software Livre.

Bibliografia básica

GNU/Linux - Módulo I (Documento versão 0.01); Departamento de Ciência da Computação; Instituto de Matemática; Universidade Federal da Bahia

Links

GNOME - www.gnome.org

KDE - www.kde.org

IceWM - www.icewm.org

Mozilla - www.mozilla.org

Debian GNU/Linux - www.debian.org

Projeto Software Livre Bahia - www.psl-ba.softwarelivre.org

Projeto Software Livre Brasil - www.softwarelivre.org

Projeto Rede Comunitária de Irecê - http://twiki.im.ufba.br/bin/edit/GEC/ProjetoIrece

OpenOffice.org - www.openoffice.org


-- LucasRocha - 14 Sep 2004

-- ViniciusPinheiro? - 17 Sep 2004

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r14 - 17 Sep 2004 - 19:29:00 - ViniciusPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA