Projeto Rede Comunitária Irecê

Apresentação

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, ação conveniada entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e a Secretaria Municipal de Educação de Irecê, pretende se constituir em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito. Este programa visa integrar em rede diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível.

O Projeto - Licenciatura em Pedagogia / Ensino Fundamental - parte do Programa, foi implantado em janeiro de 2004, com a primeira turma de 160 aluno - professores da rede municipal de ensino. (............) TODO: Falar dos sub-projetos (P1 - Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê/Bahia, P2 - Projeto Bibliotecas Virtuais, P3 - Projeto Ciberparques, P4 - Projeto Centro de Cultura e Comunicação, P5 - Projeto de Formação em Gestão Escolar, P6 - Projeto de Reestruturação das Edificações, P7 - Projeto de atualização de Professores) ??? Rede Comunitária

O Programa pretende, ainda, se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas.

Por consequência, o Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê foi o embrião de um projeto maior da UFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê, visando a constituição do campus avançado da UFBA no município. Neste sentido, a montagem de uma rede tecnológica de alta velocidade é de fundamental importância para o Programa, uma vez que se busca em diversas áreas do conhecimento, a articulação dos diferentes projetos existentes - ou a serem implantados. Pretende-se que esses projetos incrementem, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, a produção do conhecimento e da cultura local, assim como a especialização de profissionais das diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, está prevista a montagem de um condomínio digital de fibra ótica, totalmente baseado em Software Livre, que irá conectar hospitais, postos de saúde, escolas, ciberparques (telecentros), comércio, entre outros. A proposta é implantar uma infra-estrutura que sirva a todo o município, promovendo a cooperação entre universidade, poder público, iniciativa privada e outras organizações, além de promover a inclusão digital.

Situada como linha mestra do projeto, a utilização de Software Livre traz uma qualidade diferenciada para o processo de Inclusão Digital na Microrregião, garantindo maior economia de recursos em todos os níveis, escalas e setores da sociedade, maior estabilidade e sustentabilidade às iniciativas de uso e desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação, atendimento a princípios de liberdade de uso, produção e circulação, bem como a democratização do acesso à informação.

No que diz respeito ao Projeto Rede Comunitária de Irecê estão abertas as seguintes frentes de trabalho:

A frente de trabalho "Capacitação e Suporte em Software Livre" está articulada à frente de trabalho "Implantação de Sofware Livre em todo o município de Irecê". Para o desenvolvimento dessas linhas de ação foram definidas as seguintes etapas:

A etapa de capacitação é a que será dinamizada a partir deste projeto específico de extensão, e sobre a qual estaremos nos detendo a partir de agora.

O desenvolvimento e intercâmbio do conhecimento, através do software livre - como um fator catalisador da inclusão social/digital - não pode ser realizada de forma efetiva sem que existam formas de mobilizar o conhecimento e a cultura dentro dos diversificados grupos sociais. Esta tarefa educacional requer competências didático-pedagógicas numa linha de trabalho interativo.

O processo de capacitação e suporte portanto deve ser feito respeitando-se as necessidades e valores de cada sub-grupo dentro do contexto no qual este se insere. A capacitação vem dessa maneira não como atividade de "adestramento" mas sim de conscientização da real necessidade de apreender os conceitos e não puramente os objetos em si, subvertendo antigos valores pré-moldados numa sociedade que prega pelo imediatismo.

Vale ressaltar porém, que a despeito de todo o universo que cerca os meios de utilização do software livre, a capacitação será realizada de forma prática, atendo-se à necessidades reais, e tendo um enfoque constante nos aspectos colaborativos e interativos de cada ferramenta, aspectos estes que são a gênesis do software livre e impusionadores do conhecimento humano.

O projeto de Capacitação e Suporte deve atingir 4 grandes grupos em Irecê:

  1. Comércio, Indústria e Serviços
  2. Empresas de Tecnologia
  3. Professores municipais
  4. Setor público

-- LucasRocha - 14 Sep 2004

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 15 Sep 2004 - 18:07:06 - MariaHelenaBonilla     |     Copyleft Faced-UFBA