Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

MONITOR DE INFORMÁTICA

Em diversas instituições que atuam com educação encontra-se a figura do monitor, entretanto, as funções desempenhadas por esse agente apresentam bastante diferença de acordo com as necessidades de cada instituição.

A monitoria atua no sentido de facilitar a socialização e interação dos alunos com os agentes que fazem parte do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Auxilia de forma interativa nos processos de ensino-aprendizagem e colabora na maior humanização do sistema e na adaptação dos alunos ao Ambiente. A Monitoria não está envolvida com questões de conteúdo, e não influencia no processo de avaliação da aprendizagem.”

Para o desenvolvimento de suas atividades, o monitor deve ser pró-ativo, observador, investigador, receptivo, amigável, organizado, flexível e dinâmico.

Buscar implementar o perfil do monitor para a realidade educacional, acrescentando o domínio pleno da tecnologia utilizada e bons conhecimentos de informática, incluindo navegação em Internet e utilização de correio eletrônico é essencial.

Além das questões de domínio da tecnologia, não se pode descuidar do aspecto principal do trabalho da monitoria que é o atendimento ao aluno. Para isso, o monitor deve possuir um bom nível de tratamento, ser educado e cortês. Através de um atendimento adequado e educado, o aluno tende a se motivar e se interessar mais pelo curso, sendo então conquistado.

A agilidade e iniciativa na tomada de decisão também são fatores "chave" para o sucesso no desenvolvimento das tarefas de monitoria.

monitor

Voltar...