Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

Os jogos produzem comportamentos violentos?

O cotidiano atual do mundo adulto é composto por jornadas de trabalho abusivas, que exigem dos pais, para que estes proporcionem para seus filhos uma vida confortável no âmbito financeiro, uma dedicação exaustiva a seus empregos, que causa uma grande ausência dos mesmos no dia-dia das crianças. Deixando estes sozinhos no que tange a construção de valores, de referências para o comportamento deles diante da sociedade. E em meio a esta carência familiar estes indivíduos produzem suas condutas através do que se apresenta em seus contextos, principalmente, a partir do grupo de amigos nos quais se inserem. Permitindo, então, a produção de condutas agressivas, já que normalmente utilizam este comportamento para externar a insatisfação, a angústia de não ter a presença, a afetividade dos pais em suas vidas, sendo então a violência uma forma de linguagem. Como afirma Lynn Alves:

"Os sujeitos que utilizam a violência enquanto linguagem podem estar sinalizando a necessidade da mediação dos adultos, já que o contato com os seus familiares está cada vez mais esparso, devido às necessidades de ordem econômica, que tem levado os adultos (e até alguns jovens) a longas jornadas de trabalho para manter o orçamento familiar."(ALVES, Lynn. 2004. Pág. 2).

Como também um comportamento transgressor pode se apresentar, porque o adolescente, a criança sofre violências físicas ou simbólicas, ou até mesmo abusos sexuais. Ou seja, uma conduta agressiva, geralmente, acontece quando há alguma situação na vida dos garotos e das garotas com raízes mais problemáticas. É ingênuo, então, atribuir culpa aos jogos eletrônicos. Pois, é difícil conceber que alguém que teve uma educação construída a partir de uma mediação plena dos pais venha a ter uma identidade tão violenta como imaginam, por causa de jogos.

O que o jogo permite de fato, na maioria das vezes, é uma forma de extravasar sentimentos, medos, angústias, frustrações é uma verdadeira válvula de escape, uma catarse. Pois, o individuo, através da fantasia que este ambiente proporciona o utiliza de modo terapêutico. Ou seja, o que é considerado violento é na verdade uma forma de externar esta conduta sem prejudicar os outros e nem a si próprio. Portanto, é leviano incriminar os jogos eletrônicos pelo comportamento transgressor que a criança ou o adolescente venham a apresentar.

Referência:

ALVES, L. R. G. Jogos Eletrônicos e Violência: um Caleidoscópio de Imagens. Revista da FAEEBA. Salvador: no prelo.