Instituto de Química - UFBAPainel Alquimia de Márcia Magno UFBA Painel Alquimia de Márcia Magno

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Bahia, em nível de mestrado, foi fundado por um ato do Conselho Universitário, em sessão do dia 02 de maio de 1968. Desde então o curso tem funcionado de modo regular, já havendo resultado na obtenção do título de Mestre por 340 alunos.

O curso foi auxiliado na fase da sua implantação, por recursos provenientes do Programa MEC-BID e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) através do "Programa de Reforço ao Ensino de Ciências Básicas na UFBA".

Dentro das novas diretrizes estabelecidas pela CAPES para a Pós-Graduação, foi iniciado o Doutorado em Química, com área de concentração em Química Analítica, no primeiro semestre de 1992. O curso foi aprovado pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA em 20 de novembro de 1991 e recebeu o pré-credenciamento pela CAPES em outubro de 1993. Até o presente foram defendidas 139 Teses de Doutoramento. Em 1998, o curso foi expandido com a criação de mais uma área de concentração (Química Orgânica). Na avaliação da CAPES, referente ao triênio 1998-2000, o curso foi promovido para o conceito 5 e na avaliação, 2004-2006, o Programa foi consolidado, de alto nível de desempenho, mantendo este conceito de excelência.

O curso de Mestrado em Química nas áreas de concentração de Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química, e o curso de Doutorado em Química Analítica e Química Orgânica, visam a formação de pesquisadores de alto nível na sua área de concentração. Nesse sentido, proporcionará fundamentalmente uma formação metodológica sólida, desenvolvendo nos alunos a capacidade de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos científicos à realidade da química.

A orientação geral do curso é no sentido do desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nos diferentes campos da Química visando uma integração com as necessidades do parque industrial e da sociedade, e com o estudo das reações químicas em laboratório e no ambiente.

O setor de Pós-Graduação e Pesquisa encontra-se sob a responsabilidade acadêmica e administrativa do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

     Rua Barão de Geremoabo, 147
       Campus Universitário de Ondina
      CEP: 40.170-115, Salvador - BA
Tel:(71) 3263-6800 / 6807
E-mail: iquimica@ufba.br
Editar Anexar Versões Sair Mais... credito.png