Instituto de Química - UFBAPainel Alquimia de Márcia Magno UFBA Painel Alquimia de Márcia Magno

Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química

INFORMAÇÕES GERAIS DE SELEÇÃO 2011.2

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia vem oferecendo regularmente, desde 1968, um curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado, em que já foram formados mais de 367 mestres. Atualmente, o curso possui conceito 5, pela avaliação da CAPES e consta de quatro áreas de concentração: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. O curso de Doutorado foi fundado em 1992 e tem duas áreas de concentração: Química Analítica e Química Orgânica. Até o presente foram formados 152 doutores.

Para o segundo semestre de 2011, estarão disponíveis as seguintes vagas:

Nível de Curso

Vagas

Mestrado

10

Doutorado

05

Total

15

O período de inscrição será de 30.05.2011 a 17.06.2011

Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via sedex, desde que sejam postadas até o dia 15 de junho de 2011 e a ficha de inscrição enviada via email ou fax. Serão homologadas apenas as inscrições que apresentarem todos os documentos requeridos para a inscrição.

Documentos para Inscrição

  1. Ficha de inscrição preenchida, assinada pelo orientador de estudos habilitado de acordo com os itens 3 e 6d desta Seleção, e tema do projeto a ser desenvolvido;
  2. Cópia de Identidade e CPF;
  3. Cópia autenticada, do Diploma ou Certificado de conclusão do curso ou Declaração de aluno provável concluinte, expedida pelo Coordenador de Graduação da Instituição de origem;
  4. Histórico Escolar;
  5. Curriculum Vitae, modelo Lattes, completo, atualizado, com cópia dos documentos comprobatórios;
  6. Carta de aceitação do orientador credenciado habilitado de acordo com o item 6d desta Seleção (para candidatos ao Doutorado);
  7. Guia de recolhimento referente à taxa de inscrição (Mestrado R$ 30,00 e Doutorado R$ 40,00)

PROCESSO DE SELEÇÃO - MESTRADO

1- A seleção será realizada por uma banca examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

2- A seleção para as várias áreas de concentração constará de:

2.1 - Um exame de proficiência em língua inglesa :

O exame de inglês será eliminatório e não contará pontos para a média final. Será permitido o uso de dicionário durante a prova, que terá duração de 2 (duas) horas.

Caso o candidato seja ex-aluno (reingresso) deste Programa de Pós-Graduação em Química ou de outro Curso de Pós-Graduação, desde que comprove a sua aprovação no exame, e deseje solicitar dispensa da prova de proficiência em língua inglesa, deverá solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição.

2.2 - Avaliação Escrita - Prova de Conhecimentos de Química:

Constará de 12 questões abertas envolvendo conhecimentos básicos de Química, das quais o candidato deverá responder 10. Este exame será realizado em uma sessão de 03 (três) horas e valerá um total de 70 (setenta) pontos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

1. J. B.Russel Química Geral Vol. 1 e 2. Ed. Makron Books (Pearson), 2004.

2. Atkins, P. & Jones, L., Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.

  • a) As provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos imediatamente antes da aplicação da mesma.
  • b) Os alunos do IQ da UFBA (formandos ou recém-formandos) que tenham realizado IC e obtido CR > 8,0 (sem reingresso no curso, sem transferências de qualquer espécie e sem ter ingressado como portador de diploma em curso superior), poderão ser dispensados da prova descrita no item 2.2 a critério do Colegiado.

c) Com relação ao que trata o item anterior, poderão ser dispensados até dois alunos (20% das vagas). O candidato interessado deve solicitar dispensa, no ato da inscrição, anexando a documentação comprobatória.

2.3 - Avaliação Oral:

  • a) A avaliação oral envolverá temas relativos a análise do curriculum vitae e do histórico escolar do candidato, pontuando-se até 30 (trinta) pontos na avaliação da documentação apresentada.
  • b) Serão convocados para a avaliação oral os candidatos que foram aprovados em inglês e que tenham obtido pontuação na prova de Conhecimentos de Química (item 2.2) igual ou superior à média dos candidatos.

3 - A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção. No final do processo a comissão elaborará uma lista (em ordem alfabética) com os alunos habilitados para ingresso no Mestrado, considerando um total máximo de dois (02) alunos por orientador nas duas seleções de 2011. Ou seja, o número de indicações por docente, em 2011, não poderá exceder a 02 alunos. Os docentes que já receberam o número máximo não poderão indicar alunos para seleção de Mestrado. O número de indicações que cada orientador poderá fazer para concorrer neste edital está apresentado na Tabela_1.

4- O candidato que estiver pleiteando bolsa de estudo da cota do programa (CNPq e CAPES) deverá se submeter a uma prova de Seleção para Bolsas, em seqüência à Prova de Conhecimentos de Química, com duas horas de duração, envolvendo conhecimentos básicos de Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química. As provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos imediatamente antes da aplicação da mesma. Após o final do processo de seleção de que trata o item 2 deste Edital, a comissão elaborará uma lista com as notas obtidas nesta prova escrita [em escala de 0 (zero) a 10 (dez)].

5- A distribuição das bolsas de mestrado do PPGQ será efetuada pela Comissão de Bolsas considerando a disponibilidade das mesmas, a nota da prova escrita do item anterior, bem como o perfil do orientador e do aluno. Na avaliação do perfil do orientador será considerado o número de alunos que possui sob sua orientação, o tempo médio de titulação dos ex-orientandos e a sua produção científica no programa com participação discente.

PERÍODO DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO:
18.07.2011, segunda-feira, 09:00h - Avaliação Escrita - Prova de Conhecimentos de Química
18.07.2011, segunda-feira, 15:00h - exame de proficiência em inglês
19 e 20.07.2011, terça e quarta-feira - Avaliação Oral

PROCESSO DE SELEÇÃO - DOUTORADO

A seleção será realizada por uma banca examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

  • a) O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa (máximo de 08 páginas) acompanhado de ofício do Orientador, especificando em que linha de pesquisa o novo estudante deverá ser inserido, qual a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do trabalho, se solicitou bolsa a alguma Agência de fomento e/ou empresa, bem como se haverá necessidade de concessão de bolsa, nas cotas do Programa, para o novo estudante. O Projeto deverá ser entregue no PPGQ até o dia 01/07/2011;
  • b) Os Orientadores também deverão fazer uma seleção prévia dos seus Candidatos a Orientando e enviar a avaliação, individual, por escrito, ao Colegiado, indicando a ordem de prioridade. Esta avaliação deverá ser entregue no PPGQ até o dia 01/07/2011;
  • c) Havendo necessidade de co-orientação, esta deverá ser informada no projeto e, caso o co-orientador não seja membro do PPGQ, cópia do CV LATTES deverá ser anexada ao projeto;
  • d) O estudante será submetido à avaliação oral sobre o projeto de tese.
  • e) O candidato que não tiver concluído graduação ou mestrado em Química deverá realizar e obter média 5,0 na prova de Conhecimentos de Química referente ao item 2.2 deste Edital ( dia 18.07.2011, segunda-feira, 09:00h), para que seja considerado habilitado à avaliação do item 6 do Edital.

6 - A seleção para o Doutorado constará das seguintes etapas:

a) Exame de Proficiência em Língua Inglesa e uma segunda língua (francês, espanhol, italiano ou alemão), a ser realizado no dia 07.07.2011 (quinta-feira, 09:00 horas).

Os candidatos oriundos do Mestrado deste Programa de Pós-Graduação ou de outro Curso de Pós-Graduação, desde que comprovem a sua aprovação no exame, e desejarem solicitar dispensa da prova de proficiência em língua inglesa, deverão solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição. Caso o candidato seja ex-aluno (reingresso) de Doutorado e deseje solicitar dispensa do exame de proficiência em línguas estrangeiras (duas), deverá solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição.

•b) Apresentação oral (duração 15 minutos) sobre o projeto de tese apresentado, seguido de argüição do mesmo, que ocorrerão no período de 07 a 08.07.2011, de acordo com a programação de entrevistas publicada no quadro de avisos do Programa de Pós-Graduação em Química.

•c) Avaliação do perfil do orientador levando-se em consideração o número de alunos que possui sob sua orientação, o tempo médio de titulação dos ex-orientandos e a sua produção científica no programa com participação discente.

•d) A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção. No final do processo a comissão elaborará uma lista (em ordem alfabética) com os alunos habilitados para ingresso no Doutorado, considerando um total máximo de dois (02) alunos por orientador nas duas seleções de 2011. Ou seja, o número de indicações por docente, em 2011, não poderá exceder a 02 alunos. Os docentes que já receberam o número máximo não poderão indicar alunos para seleção de Doutorado. O número de indicações que cada orientador poderá fazer para concorrer neste edital está apresentado na Tabela_1.

•e) A distribuição das bolsas de doutorado do PPGQ será efetuada, em época oportuna, pela Comissão de Bolsas considerando a disponibilidade das mesmas bem como o perfil do orientador (item c) e do aluno.

     Rua Barão de Geremoabo, 147
       Campus Universitário de Ondina
      CEP: 40.170-115, Salvador - BA
Tel:(71) 3263-6800 / 6807
E-mail: iquimica@ufba.br
Editar Anexar Versões Sair Mais... credito.png