Instituto de Química - UFBAPainel Alquimia de Márcia Magno UFBA Painel Alquimia de Márcia Magno

Informações Gerais

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia vem oferecendo regularmente, desde 1968, um curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado, em que já foram formados mais de 340 mestres.

Atualmente, o curso possui conceito 5, pela avaliação da CAPES e consta de quatro áreas de concentração: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. O curso de Doutorado foi fundado em 1992 e tem duas áreas de concentração: Química Analítica e Química Orgânica. Até o presente foram formados 139 doutores.

Seleção 2011.1 - Mestrado / Doutorado
Estarão disponíveis as seguintes vagas:
Nível de Curso Brasileiros Estrangeiros
Mestrado 25 02
Doutorado 25 02
Total 50 04

O período de inscrição será de 18/10 a 17/11/2020.
Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via sedex, desde que sejam postadas até o dia 12 de novembro de 2010 e a ficha de inscrição enviada via email (pdf) ou fax.

Documentos para Inscrição

  1. Ficha de inscrição preenchida, assinada pelo possível orientador de estudos e tema do projeto a ser desenvolvido;
  2. Cópia de Identidade e CPF;
  3. Cópia autenticada,do Diploma ou Certificado de conclusão do curso ou Declaração de aluno provável concluinte, expedida pelo Coordenador de Graduação da Instituição de origem;
  4. Histórico Escolar;5. Curriculum Vitae, modelo Lattes, completo, atualizado, com cópia dos documentos comprobatórios;
  5. Carta de aceitação do orientador credenciado (para candidatos ao Doutorado);
  6. Guia de recolhimento referente à taxa de inscrição (Mestrado R$ 30,00 e Doutorado R$ 40,00) - http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm

PROCESSO DE SELEÇÃO - MESTRADO

1- A seleção será realizada por uma banca examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

2- A seleção para as várias áreas de concentração constará de:

2.1 - Um exame de proficiência em língua inglesa :

O exame de inglês será eliminatório e não contará pontos para a média final. Será permitido o uso de dicionário durante a prova, que terá duração de 2 (duas) horas.

Caso o candidato seja ex-aluno (reingresso) deste Programa de Pós-Graduação em Química ou de outro Curso de Pós-Graduação, desde que comprove a sua aprovação no exame, e deseje solicitar dispensa da prova de proficiência em língua inglesa, deverá solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição.

2.2 - Uma Prova de Conhecimentos de Química:

Constará de 12 questões abertas envolvendo conhecimentos básicos de Química, das quais o candidato deverá responder 10. Este exame será realizado em uma sessão de 03 (três) horas e valerá um total de 70 (setenta) pontos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

1. J. B.Russel Química Geral Vol. 1 e 2. Ed. Makron Books (Pearson), 2004.

2. Atkins, P. & Jones, L., Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.

  • a) As provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos imediatamente antes da aplicação da mesma.
  • b) Os alunos do IQ da UFBA (formandos ou recém-formandos) que tenham realizado IC e obtido CR > 8,0 (sem reingresso no curso, sem transferências de qualquer espécie e sem ter ingressado como portador de diploma em curso superior), poderão ser dispensados da prova descrita no item 2.2 a critério do Colegiado.

c) Com relação ao que trata o item anterior, poderão ser dispensados até cinco alunos (20% das vagas). O candidato interessado deve solicitar dispensa, no ato da inscrição, anexando a documentação comprobatória.

2.3 - Avaliação Oral:

  • a) A avaliação oral envolverá temas relativos a análise do curriculum vitae e do histórico escolar do candidato, pontuando-se até 30 (trinta) pontos na avaliação da documentação apresentada.
  • b) Serão convocados para a avaliação oral os candidatos que foram aprovados em inglês e que tenham obtido pontuação na prova de Conhecimentos de Química (item 2.2) igual ou superior à média dos candidatos.

3 - A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção. No final do processo a comissão elaborará uma lista (em ordem alfabética) com os alunos habilitados para ingresso no mestrado, considerando um total máximo de dois (02) alunos por orientador.

4- O candidato que estiver pleiteando bolsa de estudo da cota do programa (CNPq e CAPES) deverá se submeter a uma prova de Seleção para Bolsas, em seqüência à Prova de Conhecimentos de Química, com duas horas de duração, envolvendo conhecimentos básicos de Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química. As provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos imediatamente antes da aplicação da mesma. Após o final do processo de seleção de que trata o item 2 deste Edital, a comissão elaborará uma lista com as notas obtidas nesta prova escrita [em escala de 0 (zero) a 10 (dez)].

5- A distribuição das bolsas de mestrado do PPGQ será efetuada pela Comissão de Bolsas considerando a disponibilidade das mesmas, a nota da prova escrita do item anterior, bem como o perfil do orientador e do aluno. Na avaliação do perfil do orientador será considerado o número de alunos que possui sob sua orientação, o tempo médio de titulação dos ex-orientandos e a sua produção científica no programa com participação discente.

PERÍODO DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO:

13.12.2010, segunda-feira, 08:00h

13.12.2010, segunda-feira, 15:00h - exame de proficiência em inglês

15 e 16.12.2010, terça e quarta-feira - entrevistas

PROCESSO DE SELEÇÃO - DOUTORADO

A seleção será realizada por uma banca examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

  • a) O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa (máximo de 08 páginas) acompanhado de ofício do Orientador, especificando em que linha de pesquisa o novo estudante deverá ser inserido, qual a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do trabalho, se solicitou bolsa a alguma Agência de fomento e/ou empresa, bem como se haverá necessidade de concessão de bolsa, nas cotas do Programa, para o novo estudante. O Projeto deverá ser entregue no PPGQ até o dia 03/12/2010;
  • b) Os Orientadores também deverão fazer uma seleção prévia dos seus Candidatos a Orientando e enviar a avaliação, individual, por escrito, ao Colegiado, indicando a ordem de prioridade. Esta avaliação deverá ser entregue no PPGQ até o dia 03/12/2010;
  • c) Havendo necessidade de co-orientação, esta deverá ser informada no projeto e, caso o co-orientador não seja membro do PPGQ, cópia do CV LATTES deverá ser anexada ao projeto;
  • d) O estudante será submetido à avaliação oral sobre o projeto de tese.
  • e) O candidato que não tiver concluído graduação ou mestrado em Química deverá realizar e obter média 5,0 na prova de Conhecimentos de Química referente ao item 2.2 deste Edital ( dia 13.12.2010, segunda-feira, 08:00h), para que seja considerado habilitado à avaliação do item 6 do Edital.

6 - A seleção para o Doutorado constará das seguintes etapas:

a) Exame de Proficiência em Língua Inglesa e uma segunda língua (francês, espanhol, italiano ou alemão), a ser realizado no dia 09.12.2010 (quinta-feira, 08:00 horas).

Os candidatos oriundos do Mestrado deste Programa de Pós-Graduação ou de outro Curso de Pós-Graduação, desde que comprovem a sua aprovação no exame, e desejarem solicitar dispensa da prova de proficiência em língua inglesa, deverão solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição. Caso o candidato seja ex-aluno (reingresso) de Doutorado e deseje solicitar dispensa do exame de proficiência em línguas estrangeiras (duas), deverá solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição.

•b) Apresentação oral (duração 15 minutos) sobre o projeto de tese apresentado, seguido de argüição do mesmo, que ocorrerão no período de 09 a 11.12.2010, de acordo com a programação de entrevistas publicada no quadro de avisos do Programa de Pós-Graduação em Química.

•c) Avaliação do perfil do orientador levando-se em consideração o número de alunos que possui sob sua orientação, o tempo médio de titulação dos ex-orientandos e a sua produção científica no programa com participação discente.

•d) A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção. No final do processo a comissão elaborará uma lista (em ordem alfabética) com os alunos habilitados para ingresso no doutorado, considerando um total máximo de dois (02) alunos por orientador.

•e) A distribuição das bolsas de doutorado do PPGQ será efetuada, em época oportuna, pela Comissão de Bolsas considerando a disponibilidade das mesmas bem como o perfil do orientador (item c) e do aluno.

Provas Anteriores:
2009.1 - Prova de Mestrado - QUIMICA
2009.2 - Prova de Química - Seleção de Mestrado
2010.1 - Prova de Química - Seleção de Mestrado
2010.2 - Prova de Selecao de Mestrado de Quimica

     Rua Barão de Geremoabo, 147
       Campus Universitário de Ondina
      CEP: 40.170-115, Salvador - BA
Tel:(71) 3263-6800 / 6807
E-mail: iquimica@ufba.br
Editar Anexar Versões Sair Mais... credito.png