Sembio-Semana de Biologia da UFBA

O Instituto de Biologia/UFBA, localizado na cidade de Salvador-BA, tradicionalmente presta homenagens aos biólogos no dia 03 de Setembro, quando comemora o Dia do Biólogo. Inicialmente, este dia era comemorado com uma atividade de integração entre funcionários e professores, com a realização de um caruru.

A partir de 2002, essa comemoração ganhou um novo caráter, sendo então criada a Semana do Biólogo. Esse evento proporcionou a realização de debates sobre temas atuais, por meio de mini-cursos, palestras, e mesas redondas.

No ano de 2003, a Semana do Biólogo associou-se ao IV Seminário Interno de Biologia. Essa associação ocasionou um aumento significativo no número de apresentações, seja por meio de painéis, quanto em apresentações orais, o que possibilitou também a participação de outros profissionais que atuam no cenário científico.

Devido a essa maior abrangência em relação à participação no evento, no ano de 2005, a semana ganhou um caráter institucional, sendo oficialmente acrescentado ao semestre letivo do Instituto de Biologia e passou a ser chamada de SEMBIO.

Ainda em 2005, a SEMBIO UFBA aproximou-se dos estudantes do ensino básico com a implantação da Semana de Biologia Júnior (I SEMBIO JR), atendendo as propostas de maior integração com a comunidade não acadêmica, em sintonia com as propostas gerais da Universidade, tendo os indivíduos em formação (crianças e adolescentes) como foco.

Em 2009, a V SEMBIO UFBA foi realizada juntamente com a Semana dos Polinizadores, o que permitiu ao evento receber profissionais de todo o Brasil enriquecendo de maneira significativa o conjunto de atividades propostas.

Em 2010, a VI SEMBIO UFBA teve como tema Biodiversidade e Sustentabilidade, inspirada no ano da sustentabilidade. Com profissionais da região que trabalham na área para debater a problemática proposta e conhecer os trabalhos que estão sendo feitos neste sentido.

Esse ano, a VII SEMBIO vem com uma proposta unificada e amadurecida, para as ciências biológicas e áreas afins.

Entre as atividades que serão desenvolvidas ao longo do evento, destacamos a realização de palestras, simpósios, mesas redondas, seminários, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos realizados por estudantes de graduação e pós-graduação.


VII_Sembio_(2011)_-_Livro_de_Resumos.pdf


Editar Anexar Versões Mais... Sair

REALIZAÇÃO

PATROCINADORES
   

APOIO