CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

I CONGRESSO BRASILEIRO DE CAPSi (CONCAPSi)

Os CAPSi como serviços estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes

Dias 10, 11 e 12 de abril de 2013
Local: UERJ/Rio de Janeiro

COMUNICADO 05/13

17 de fevereiro de 2013


ESTRUTURA DA PROGRAMAÇÃO E MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO I CONCAPSi


1. Orientações Gerais:

a) O I CONCAPSi tem o objetivo de propiciar um espaço de discussão e compartilhamento de análises e propostas relacionadas à saúde mental de crianças e adolescentes (SMCA), no campo das políticas públicas, com base na experiência dos CAPSi e da rede de atenção psicossocial. Assim, não será apenas um congresso acadêmico, no sentido estrito, mas um encontro político, clínico, de produção coletiva de análises e estratégias de ação e compartilhamento de experiências. A produção e difusão de conhecimento sobre os desafios da reforma psiquiátrica incluem-se entre os objetivos do congresso, sob esta perspectiva da ação política.

b) O CONCAPSi será estruturado de forma a permitir a maior participação possível dos congressistas nos debates.

c) A estrutura da programação (em anexo) inclui espaços de debate mais gerais organizados pela Comissão Organizadora (Mesas Plenárias, Rodas de Conversa, Tribuna, Oficinas Temáticas e Fóruns Temáticos), e espaços para aprofundamento de temas específicos, a partir da inscrição de trabalhos, submetidos à Comissão Científica, que poderão integrar uma das seguintes modalidades de apresentação: Mesas-Redondas Simultâneas, Temas Livres e Pôsteres.


d) Em relação aos espaços de debate geral:

Mesas Plenárias - Têm o objetivo de apresentar e debater os 3 eixos centrais do CONCAPSi. Serão realizadas na parte da manhã dos três dias do Congresso:
Dia 10/04/13 - O lugar da atenção psicossocial
Dia 11/04/13 - O mandato clínico-territorial do CAPS
i Dia 12/04/13 - A construção da rede ampliada de atenção e a intersetorialidade

Rodas de Conversa - Organizadas pela CO em conjunto com a Comissão dos Núcleos Regionais Preparatórios, consistirão em espaços para debate dos temas oriundos das diferentes realidades brasileiras na construção da atenção psicossocial para crianças e adolescentes, de acordo com as orientações divulgadas no Comunicado 02/13, de 29/01/13.

Tribuna - Esta atividade terá o caráter da emergência espontânea e, portanto, de um certo improviso, e consistirá na apresentação, em 5 minutos, de uma questão que vier a se formular para o seu proponente. O procedimento, para que as intervenções em Tribuna transcorram com organização e fluência, mantendo-se sempre o caráter espontâneo e emergencial da intervenção, será o seguinte: ao final de cada manhã, após os debates das Mesas Plenárias, todo aquele que desejar fazer uma intervenção rápida, sobre qualquer questão que lhe ocorrer, procedente dos debates ou não, e que tenha relação com o tema geral do Congresso, deverá dirigir-se à coordenação da Tribuna, que estará disponível nos três dias do Congresso.

Oficinas Temáticas – Espaços de discussão, com duração de uma hora e meia, organizados de acordo com solicitação de instâncias da gestão e de instituições acadêmicas e intersetoriais, atendendo a critérios de prioridade definidos pela Comissão Organizadora em parceria com a Comissão Científica.

Fóruns Temáticos – Espaços, com duração de uma hora, organizados em torno da demanda de instituições ou coletivos proponentes, abordando temas emergenciais da atenção psicossocial a crianças e adolescentes. A proposta dos Fóruns Temáticos será apresentada mais detalhadamente em um próximo Comunicado.

2. Modalidades de trabalho a serem submetidos à Comissão Científica do CONCAPSi:
Considerando a importância de conhecer e compartilhar as reflexões que os trabalhadores do campo da SMCA têm desenvolvido em todo o país, o CONCAPSi abrirá um espaço para apresentação de trabalhos que, depois de avaliados pela Comissão Científica, poderão ser apresentados em modalidades e formas diversificadas. Serão elas:

. Mesas-Redondas Simultâneas - Consistirão em comunicações formais, as quais serão organizadas segundo grupos de temas. O participante deverá inscrever seu trabalho, contendo um resumo de até 600 palavras, de acordo com especificações que serão divulgadas, através de Comunicado específico da Comissão Científica. O autor disporá de um tempo de 15 (quinze) minutos para sua apresentação. As instruções para inscrição de trabalhos e a Ficha de Inscrição para este fim serão disponibilizadas a partir do dia 28 de fevereiro.

. Temas Livres – Modalidade de comunicação breve. O participante deverá inscrever seu trabalho, contendo um resumo de até 300 palavras. O autor disporá de um tempo de 05 (cinco) minutos para sua apresentação. As instruções para inscrição de trabalhos e a Ficha de Inscrição para este fim serão disponibilizadas a partir do dia 28 de fevereiro.

. Pôsteres – Os CAPSi participantes e demais instâncias da rede de atenção psicossocial poderão apresentar uma reflexão e análise sobre sua experiência, na forma de pôster. As instruções para inscrição de trabalhos e a Ficha de Inscrição para este fim serão disponibilizadas a partir do dia 28 de fevereiro.

Os trabalhos apresentados nessas três modalidades (Comunicação em Mesa Redonda Simultânea, Tema Livre ou Pôster) poderão ser: relatos originais de pesquisa, relatos de experiência, revisão da literatura, casos clínicos, ensaio reflexivo sobre tema relacionado ao Congresso.

A Comissão Científica analisará os trabalhos enviados, comunicando aos proponentes a aceitação ou não do trabalho e a forma de apresentação. Todos os trabalhos serão encaminhados através da Ficha de Inscrição específica, que será divulgada no dia 28 de fevereiro, ficando disponível para inscrição até o dia 20 de março de 2013, quando se encerrarão as inscrições de trabalhos.

Convidamos todos os interessados a se organizarem para a apresentação dos trabalhos no CONCAPSi, nas três modalidades descritas (Comunicação em Mesa-Redonda Simultânea, Tema Livre e Pôster), e realizarem a inscrição a partir do dia 28 de fevereiro de 2013 através do sítio eletrônico do CONCAPSi (www.congressobrasileirodecapsi.com.br).

O Anexo do presente Comunicado apresenta a estrutura geral das atividades do I CONCAPSi.
Saudações cordiais a todos.

Bem-vindos ao Congresso Brasileiro de CAPSi !

ACESSE A PROGRAMAÇÃO -
Clique Aqui!


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar