CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O Observatório

MISSÃO

O Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas – CETAD Observa, tem como missão a constituição de um espaço permanente de discussão que seja capaz de disponibilizar de modo sistemático e crítico os diversos tipos de informações relacionados ao consumo de substâncias psicoativas (SPAs) no âmbito do Estado da Bahia, tendo a democratização da informação como um de seus princípios fundamentais.

HISTÓRICO

Esta iniciativa foi decorrente de solicitações que constantemente chegam ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas - CETAD, serviço que atende diariamente a um público bastante diversificado (usuários, familiares, estudantes, universidades, ONGS, escolas, etc), observando-se uma demanda crescente por informações relacionadas às SPAs.

A produção e difusão do conhecimento sobre as múltiplas dimensões do consumo das SPAs são parte integrante da missão do CETAD e sempre objeto de reflexão e discussão entre os profissionais desta instituição. No entanto, divulgar essas informações de modo mais amplo à sociedade em geral, configurava-se como um desafio. Surge assim a possibilidade de desenvolvermos um espaço virtual que atendesse a esta demanda. Nasce o CETAD Observa.

O CETAD foi criado em 1985 como um serviço de extensão permanente do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFBA. Desde então vem atuando em parceria com outras instituições representativas da sociedade na promoção de ações que contemplem a atenção aos usuários de SPAs e seus familiares, a prevenção e redução de riscos e danos, o estudo, a pesquisa e o ensino, constituindo-se num centro de referência e excelência nesta área.

OBJETIVOS E FUNCIONAMENTO

Sendo assim o CETAD Observa tem como objetivo geral implantar e manter um centro de pesquisa, produção, sistematização e divulgação de conhecimentos sobre as substâncias psicoativas, seus usos e fenômenos associados, facilitando e democratizando o acesso a essas informações através de um portal na Internet, denominado Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas.

Seus objetivos específicos são:


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar