CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

26 de junho: dia do combate à hipocrisia?

por Yuri Rosat em

Em 1987 a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial de Combate às Drogas, no 26 de junho. Associada a outros slogans de combate às substâncias psicoativas, como a campanha da Igreja Católica “Vidas Sim, Drogas Não”, o dia vem servindo como standart da política combativa mundial.

“Pense em saúde, não pense em drogas”, com essa frase a ONU comemorou o último 26 de junho. A iniciativa agradou diversos setores sociais, principalmente alguns veículos da imprensa como a UOL, a Rede TV! e até mesmo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, esse dia ainda é encarado por alguns como pejorativo e criminalizante. Alguns desses “ativistas” - como são chamados – realizaram uma ação cultural no Rio de Janeiro, convidando a população a combater a hipocrisia e o preconceito. A manifestação tomou lugar no Coqueirão do Posto 9, em Ipanema, e chamou atenção para a ineficácia das políticas de controle, além dos “efeitos danosos e contraproducentes sobre a população em geral” como diz o convite, feito pelo Psicotropicus, o Centro Brasileiro de Políticas de Drogas.

A postura é apoiada por alguns nichos simpáticos a uma visão mais antropológica e social do “problema” das drogas, como o blog Enteogenico, o Portal São Francisco e o Instituto de Prevenção e Pesquisa em Álcool e Outras Dependências (IPPAD). Entre os argumentos, acredita-se que esse “combate hipócrita” às drogas resulta em mais danos do que as próprias substâncias na sua relação com os usuários.

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar