CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Curso integra redes AD e Saúde Mental

por Paula Boaventura em

O Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Salvador (SMS), iniciou, no último dia (19), o primeiro curso de capacitação em Substâncias Psicoativas para profissionais da rede de saúde mental da capital. A iniciativa pretende formar ao todo 48 profissionais dos centros de atenção psicossocial (CAPS) do município, a fim de que possam consolidar saberes que permita uma atuação mais qualificada na atenção e tratamento de usuários de álcool e outras drogas que chegam a estes serviços.

Durante a conferência de abertura, a coordenadora do curso, Patrícia Flach, considerou ser este um momento muito importante para a integração dos técnicos que atuam na atenção a usuários de substâncias psicoativas com os colegas que trabalham nos demais serviços da rede de saúde mental. "É um marco político-ideológico e que abrirá as possibilidades de diálogo e ações conjuntas entre as duas redes", afirmou Patrícia.

A capacitação está dividida em oito módulos que tratarão temas como a legislação atual, a redução de danos, a clínica das toxicomanias (com três módulos) e os aspectos sócio-antropológicos do uso, este último abordado na primeira aula do curso, ministrada pelo antropólogo Tom Valença e, antes, discutida também na mesa de abertura composta por Sérgio Trad e Marcelo Magalhães, respectivamente doutores em sociologia e antropologia.

Com carga horária total de 97 horas, o curso está sendo realizado no CETAD, com uma aula mensal (7 horas), além de supervisões de estudos de casos de cada instituição.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar