CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CFM lança diretrizes de assistência a usuários

por Da Redação em

| More

O Conselho Federal de Medicina, em parceria com a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos, lançou ontem (10), o documento "Diretrizes Gerais Médicas para Assistência Integral ao Crack", que consiste num conjunto de instruções para assistência médica a usuários de crack.

O texto traz uma breve abordagem sobre conceitos sobre a droga, seus efeitos, suas formas de consumo e aspectos gerais de tratamento e também definições sobre o uso, o abuso e a dependência além de um guia para a avaliação e o manejo de casos de urgência.

Guia para Médicos

Além dessas informações, o documento recomenda medicamentos para as diferentes fases de tratamento e também inclui um guia para avaliação e manejo de casos de urgência, como intoxicação aguda, overdose e síndrome de abstinência aguda.

Para o site O Globo, o coordenador do projeto e membro do CFM, Ricardo Paiva, explicou que o documento é voltado especialmente para nortear a atuação de médicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o médico, "o lançamento da publicação marca o início de seu envio para instituições a que estão vinculados profissionais que planejam e executam ações em saúde, como o Ministério e as secretarias estaduais e municipais de saúde e os sindicatos e conselhos médicos".

Desafios para o tratamento

O CFM elegeu uma série de aspectos que dificultam o enfrentamento do uso problemático do crack. Embasado em publicações e estudos de organizações como a OMS, a ABP, a ABEAD e o INPAD, o documento apresentou o uso de crack como uma epidemia, na qual 85% das mortes dos usuários são relacionadas a casos de violência.

Além disso, críticas foram feitas às redes pública e complementar pela falta de articulação entre as redes de assistência das três esferas de governo e pela precariedade e pouca eficiência dos serviços comunitários "geralmente religiosos".

A ausência de um tratamento único e ideal e a forte presença de drogas lícitas através da disponibilidade e publicidade também foram desafios apontados na publicação.

fonte: CETAD Observa, CFM

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar