CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Municípios baianos implantarão o Lua Nova

por Da Redação em

| More

A secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) divulgaram hoje a decisão de implantação do projeto Lua Nova, a partir de outubro deste ano, nos municípios de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas.

A comunicação foi feita durante a apresentação da SENAD sobre o mapeamento das Instituições Governamentais e Não Governamentais sobre álcool e outras drogas.

A iniciativa faz parte de uma das medidas previstas no Plano Operativo Tripartite Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, uma parceria pactuada em fevereiro de 2010, entre os governos federal, estadual e dos municípios municípios envolvidos (Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho).

O projeto Lua Nova foi criado pela psicóloga Raquel Barros, em 2000, e trabalha com jovens mães em situação de extrema vulnerabilidade social, como moradoras de rua e usuárias de álcool e outras drogas. O projeto trabalha com cinco eixos fundamentais (cidadania , maternidade, sexualidade, drogas e sustentabilidade), nos quais busca-se desenvolver nas jovens o exercício do respeito e de cidadania.

De acordo com Raquel Barros, a equipe de jovens protagonistas que integrarão a comissão de implantação do Lua Nova já foram selecionadas e viajarão no próximo mês para a sede do Lua Nova em São Paulo, a fim de que vivenciem e aprendam as experiências de geração de renda que o projeto desenvolve em São Paulo.

O diretor de Gestão e Monitoramento da Integração de Políticas sobre Drogas, José Carlos Trindade, informou que no próximo dia 22 será realizada uma reunião para finalização do plano de implantação do projeto.

Salvador e Lauro de Freitas já possuem definições de sedes para o projeto e Camaçari está em fase de identificação do local onde será implantada a sua unidade. Em Salvador, o projeto funcionará na comunidade terapêutica Pérolas de Cristo, no bairro de paripe, enquanto que em Lauro de Freitas, o Lua Nova ficará sediado no CAPS ad do município.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar