CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Rússia legaliza cultivo de papoula

por Da Redação em

Após 25 anos de proibição, a produção de papoula voltará a ser legalizada na Rússia, é o que informa o jornal Voz da Rússia. A decisão do Serviço Federal de Controle de Drogas (SFCD) se deve ao fracasso da medida proibicionista, uma vez que não surtiu efeito para a extinção ou mesmo diminuição do tráfico e consumo de ópio neste país.

A retomada do cultivo da papoula, no entanto, não significa que esta planta terá outros fins permitidos que não seja o de uso culinário. De acordo com a SFCD, a proibição fez com que a Rússia fosse obrigada a importar anualmente mais de vinte mil toneladas de papoula vinda de outros países como a República Checa.

Para o Voz da Rússia, o diretor do SFCD, Viktor Ivanov, informou que neste período, a República Checa teve sua área de cultivo aumentada em cinco vezes, além de diminuição na taxa de desemprego.

Além do uso culinário, o jornal afirma que parte da papoula importada, especificamente a palha e a semente, também abastecia o comércio do ópio, presente em 90% dos pontos de venda identificados pela polícia russa. Com a legalização do cultivo, o país pretende melhorar a qualidade dos produtos usados em confeitaria, além de aumentar a taxa de emprego.

Quanto a política russa sobre drogas, a SFCD defende a pena de prisão perpétua para usuários e traficantes, pois acredita que esta medida reduzirá o número de usuários. Segundo o Voz da Rússia, os estudantes podem fazer voluntariamente testes de toxicodependência e escolas e universidades que oferecem o serviço com a finalidade de combater o consumo.

fonte: CETAD Observa, Voz da Rússia

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar