CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

AYAHUASCA E REDUÇÃO DO USO ABUSIVO DE PSICOATIVOS: EFICÁCIA TERAPÊUTICA?

por SANTOS, Rafael Guimarães dos; MORAES, Célia Carvalho de; HOLANDA, Adriano em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOS, Rafael Guimarães dos; MORAES, Célia Carvalho de; HOLANDA, Adriano 2006    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa   Scientific Electronic Library Online - SciELO?

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico   8 Português

Resumo
Trata-se de uma avaliação do possível papel do uso da ayahuasca, em contexto religioso, como auxiliar na redução do consumo abusivo de psicoativos, a partir de uma pesquisa de estudo de caso. Foi realizada uma entrevista aberta com uma usuária regular de cocaína, nicotina e álcool que abandonou este comportamento após entrar em contato com a ayahuasca num contexto ritualizado. O caso foi analisado à luz da comparação deste com a literatura existente sobre o assunto. Foi traçada uma relação entre o início do uso da ayahuasca e o abandono do uso de cocaína, nicotina e álcool pela entrevistada, a partir da avaliação das representações simbólicas e das descrições de suas primeiras experiências com a bebida.

Palavras Chave Ayahuasca/Santo Daime,alucinógenos,psicoativos,Tratamento,Aspectos Terapêuticos
Link http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n3/14.pdf
Referência para Citação SANTOS, Rafael Guimarães dos; MORAES, Célia Carvalho de; HOLANDA, Adriano. Ayahuasca e redução do uso abusivo de psicoativos: eficácia terapêutica?. Psic.: Teor. e Pesq.,  Brasília,  v. 22,  n. 3, dez.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000300014&lng=pt&nrm=iso>.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar