CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Contrastes e continuidades entre os grupos do Santo Daime e da Barquinha

por GOULART, Sandra Lúcia em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GOULART, Sandra Lúcia 1999    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
IX JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 13 Português

Resumo
A minha proposta é realizar uma comparação entre dois grupos religiosos, conhecidos como Santo Daime e Barquinha, ambos surgidos em Rio Branco, Acre. Pretendo observar o jogo de acusações, de afastamentos e intermediações entre os dois grupos. A intenção é compreender o que os conflitos e as alianças afirmam sobre esses sistemas religiosos. Trata-se de pensar como, ao manipularem os conteúdos de seu universo religioso, esses fiéis também o constroem e o transformam. Ao mesmo tempo, mostrarei, no decorrer desta comunicação, que os contrastes e mediações entre Santo Daime e Barquinha, em certo sentido, se definem em função das relações que estes grupos tem com a sociedade.

Palavras Chave Ayahuasca/Santo Daime,Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras,Santo Daime,Barquinha,Aspectos Antropológicos
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=273
Referência para Citação GOULART, Sandra Lúcia. Contrastes e continuidades entre os grupos do Santo Daime e da Barquinha. IX JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais �UFRJ, Rio de Janeiro, 1999.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar