CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

AYAHUASCA: chá de uso religioso - Estudo microbiológico, observações comportamentais e estudo histomorfológico de cérebro em Murídeos (Rattus norvegicus da linhagem Wistar)

por SANTOS, Rafael Guimarães dos em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOS, Rafael Guimarães dos 2004    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Faculdade de Ciências da Saúde - FACS, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB?   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Texto integral 38 Português

Resumo
O consumo de psicoativos sempre existiu na história da humanidade Indígenas de várias partes do mundo utilizaram e utilizam plantas com propriedades para alterar a consciência em seus rituais mágico-religiosos e em seus processos de cura e diagnóstico. A ayahuasca é um destes seres divinos que grupos indígenas utilizaram e/ou utilizam para as mais diversas finalidades. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar algumas conclusões preliminares sobre os efeitos da ayahuasca (em forma de bebida) no comportamento de ratos, seus possíveis efeitos na histomorfologia do cérebro destes animais e os resultados de alguns estudos microbiológicos e físico-químicos de amostras desta bebida, onde foram encontradas características incomuns relacionadas com o tempo de preparo da bebida como, por exemplo, bebidas mais antigas ou nvelhecidas possuem uma cor mais escura, um pH mais ácido, uma turbidez maior e um resíduo sedimenta do total da amostra que corresponde a restos de leveduras mortas. Foi realizada também uma revisão bibliográfica. Ratos condicionados a água tiveram seus comportamentos comparados com os que tomaram a ayahuasca, na tentativa de se observar os possíveis efeitos da ayahuasca na histomorfologia do cérebro. O comportamento observado nos ratos que beberam a ayahuasca não diferiu de maneira significante dos animais que beberam água. Não foram encontradas alterações histomorfológicas nos cérebros dos ratos.

Palavras Chave Ayahuasca/Santo Daime,Etnobotânica,Psicofarmacologia,Aspectos Ritualísticos,Aspectos Famarcológicos
Link http://www.santodaime.it/Library/NATURALSCIENCES/santos04a_portugues.pdf
Referência para Citação SANTOS, Rafael Guimarães dos. AYAHUASCA: chá de uso religioso - Estudo microbiológico, observações comportamentais e estudo histomorfológico de cérebro em Murídeos (Rattus norvegicus da linhagem Wistar). Faculdade de Ciências da Saúde - FACS - Centro Universitário de Brasília - UniCEUB? , 2004.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar