CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Em Busca do Encontro - A Demanda Numinosa no Contexto Religioso da União do Vegetal.

por CARVALHO, Tatiana Barbosa em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CARVALHO, Tatiana Barbosa 2005    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da PUC-Rio   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 147 Português

Resumo
Este trabalho se dedica ao estudo da subjetividade de pessoas mentalmente saudáveis, que vivenciam a religiosidade através de experiências de contato direto com o sagrado, alcançado mediante a ingestão de uma substância enteógena de nome Hoasca, no âmbito religioso da União do Vegetal. A fundamentação teórica para a compreensão deste modelo de vivência religiosa é baseada em W. James R. Otto e C. G. Jung, autores que conferem importância à religiosidade, e ao contato direto com o sagrado na vida do ser humano.

Palavras Chave Hoasca/Vegetal,Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras,União do Vegetal,Transe Religioso,Demanda Numinosa
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=374
Referência para Citação CARVALHO, Tatiana Barbosa. Em Busca do Encontro - A Demanda Numinosa no Contexto Religioso da União do Vegetal. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, 2005.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar