CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Sobre o uso de ecstasy: uma pesquisa com vistas à formulação de intervenção preventiva

por ALMEIDA, Stella Pereira de em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ALMEIDA, Stella Pereira de 2005    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 104 Português

Resumo
O primeiro objetivo do presente estudo, de cunho metodológico, foi verificar a viabilidade da realização de uma pesquisa com usuários de ecstasy via internet. A metodologia desenvolvida para o recrutamento e coleta de dados atingiu os objetivos propostos, demonstrando-se viável e profícua, além de apresentar grandes vantagens em relação à coleta de dados presencial. O segundo objetivo foi oferecer subsídio para futuras ntervenções de Redução de Danos para o uso de ecstasy. O questionário on-line foi respondido por 1.140 pessoas, primordialmente jovens, com boa formação escolar, inseridos no mercado de trabalho e/ou estudantes, pertencentes às classes socioeconômicas A e B, e poliusuários de drogas. As respostas dos participantes foram descritas estatisticamente e os dados comparados através dos testes t ou chi-quadrado, e analisados por regressão categórica (CatReg? ) em que se relacionaram os comportamentos de risco associados ao uso de ecstasy com as variáveis dependentes relevantes. Os resultados não fundamentam a elaboração de materiais preventivos com direcionamentos específicos, seja para gêneros, para opções sexuais ou para classes socioeconômicas. Indicam, porém, locais privilegiados para a distribuição de material preventivo: ambientes de lazer noturno, festas e eventos ligados à música eletrônica, eventos como paradas comunitárias, e universidades públicas e privadas. São discutidos os principais conteúdos a serem veiculados, tendo sempre como princípio básico a transmissão de informações cientificamente comprovadas. Os dados mostram ainda que é crescente a disponibilidade de ecstasy no Brasil indicando urgência na implantação de um primeiro programa preventivo brasileiro voltado para essa droga. A acolhida e as declarações de interesse dos participantes demonstraram que o projeto inspirou confiabilidade, que existe demanda por intervenções na área e que uma proposta de Redução de Danos teria grande receptividade dos usuários de ecstasy, embora sua implantação dependa do interesse das autoridades responsáveis pela política pública brasileira em relação ás drogas ilegais.

Palavras Chave Drogas - Êxtase,Rede Mundial de Computadores - Internet,Questionário on-line,Redução de Danos,Prevenção do Abuso
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=316
Referência para Citação ALMEIDA, Stella Pereira de. Sobre o uso de ecstasy: uma pesquisa com vistas à formulação de intervenção preventiva. Tese de Doutorado: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo, 2005.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar