CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Algumas reflexões a respeito dos discursos médicos sobre uso de drogas

por FIORE, Mauricio em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FIORE, Mauricio 2002    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
    Núcleo Interdiscipinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 28 Português

Resumo
Este trabalho é o resultado parcial de uma pesquisa de mestrado que visa analisar discursos médicos contemporâneos sobre uso de “drogas”. Partindo do pressuposto de que as “drogas” e seu consumo não foram desde sempre questões públicas, buscar-se-á compreender alguns aspectos contemporâneos do fenômeno das “drogas” através de uma de suas vertentes mais importantes, a medicalização, entendendo-na como fundamental na composição de um dispositivo do uso de “drogas”, que ordenaria a produção e reprodução de discursos sobre o tema. Através de dados obtidos em entrevistas, eventos, publicações e imprensa, algumas temáticas conceituais presentes nos discursos médicos serão levantadas para que seja mais bem compreendida a sua participação neste dispositivo.

Palavras Chave Drogas,Mídia,Medicina,Aspectos Culturais,Discurso
Link Artigo
Referência para Citação FIORE, Mauricio. “Algumas reflexões a respeito dos discursos médicos sobre uso de “drogas”. Trabalho apresentado na XXVI Reunião da ANPOCS, Caxambu, 2002
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar