CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A construção de fronteiras religiosas através do consumo de um psicoativo: as religiões da ayahuasca e o tema das drogas

por GOULART, Sandra Lúcia em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GOULART, Sandra Lúcia 2003    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Reunião de Antropologia do Mercosul   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 11 Português

Resumo
Esta comunicação pretende analisar a construção das fronteiras entre os grupos religiosos do Santo Daime, da Barquinha e da União do Vegetal, os quais se caracterizam pela utilização ritual do chá psicoativo ayahuasca. A análise se pauta na idéia de que a delimitação de fronteiras entre estes grupos se dá a partir de um complexo jogo acusatório. Procurarei mostrar que o movimento de construção de fronteiras internas a este campo religioso se relaciona ao debate mais geral sobre o consumo de “drogas” em nossa sociedade.

Palavras Chave Ayahuasca,Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras,Drogas,Aspectos Antropológicos,Aspectos Ritualísticos
Link Artigo
Referência para Citação GOULART, Sandra Lúcia. A construção de fronteiras religiosas através do consumo de um psicoativo: as religiões da ayahuasca e o tema das drogas. V Reunião de Antropologia do Mercosul, Florianópolis, 2003.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar