CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Representações sociais de profissionais de saúde sobre o consumo de drogas: um olhar numa perspectiva de gênero

por OLIVEIRA, Jeane Freitas de em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Jeane Freitas de 2006    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Ciência & Saúde Coletiva   Scientific Electronic Library Online - SciELO?

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico   9 Português

Resumo
Estudo de caráter qualitativo, desenvolvido com objetivo de apreender as representações sociais de profissionais de saúde sobre o consumo de drogas, numa perspectiva de gênero. Os dados foram coletados de março a julho de 2004, através da observação participante, em uma unidade de saúde especializada na assistência a pessoas usuárias de drogas em Salvador-Bahia; e de entrevista semi-estruturada com 19 profissionais que atuam na referida unidade. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo temática, sendo identificadas duas categorias: o consumo de drogas como uma forma de enfrentar a vida; o ocultamento das mulheres usuárias. O contexto de atuação dos profissionais revelou diferentes realidades em relação às mulheres que consomem drogas, que vão de encontro às representações dos profissionais sobre este grupo populacional. Ressaltamos a influência do contexto na elaboração das representações sociais. Visando uma assistência humanizada e equânime, sugerimos ampliação da abordagem de gênero para os entrevistados e a inclusão de outros profissionais em estudos como este.

Palavras Chave Consumo de Drogas,Mulheres,Representações Sociais,Identidade de gênero,Profissionais de Saúde
Link http://www.scielo.br/pdf/csc/v11n2/30434.pdf
Referência para Citação OLIVEIRA, Jeane Freitas de; PAIVA, Mirian Santos; VALENTE, Camila L. M.. Representações sociais de profissionais de saúde sobre o consumo de drogas: um olhar numa perspectiva de gênero. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro,  v. 11,  n. 2, jun.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000200024&lng=pt&nrm=iso>
Observação SOLICITAR AUTORIZAÇÃO FORMAL


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar