CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

(MAL)DITA LIBERDADE E CIDADANIA: A redução de danos em questão

por VALÉRIO, Andréa Leite Ribeiro em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VALÉRIO, Andréa Leite Ribeiro 2010 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica do Salvador Bahia Universidade Católica do Salvador, Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 117 Português

Resumo

As questões relacionadas ao uso e abuso de Substâncias Psicoativas (SPAs) ao longo das transformações da sociedade, vêm sofrendo alterações no que tange ao tratamento do usuário. Em 2003, o Ministério da Saúde publicou portarias que deram início a um modelo de tratamento aos dependentes e cria os Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPSad), sendo estes norteados pela Política de Atenção Integral ao usuário de álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde. Essa Política tem sua lógica pautada na Redução de Danos (RD), e o seu objetivo principal é a proposição de intervenções que produzam melhorias sociais e na saúde dos usuários. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apreender de que maneira os profissionais de um CAPSad da Bahia utilizam e refletem a Estratégia Redutora de Danos no seu cotidiano de trabalho, comparando-a com o modelo Redutor de Danos à saúde e social. Os dados foram coletados durante o ano de 2009, sendo estes: entrevistas com coordenadores de dois serviços que foram diretamente responsáveis pela implantação da RD na Bahia, com o coordenador do CAPSad de um município baiano e com o coordenador de saúde mental deste, além de entrevista com um redutor de danos que participou do processo de implantação da RD na Bahia e com pacientes do serviço pesquisado. Aos técnicos foram aplicados questionários semi-estruturados e realizado grupo focal. Os dados demonstraram que, apesar de reconhecer a importância da RD no CAPSad, a adoção desta ainda está distante de ser utilizada. Dessa forma, apesar de encontrar campo fértil nos CAPSad, a efetivação da Redução de Danos ainda está em processo de implantação.

Palavras Chave redução de danos, substâncias psicoativas, CAPSad
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação VALÉRIO, A. L. R., (MAL)DITA LIBERDADE E CIDADANIA: A redução de danos em questão. Salvador/BA. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica do Salvador - Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania. UCSAL, 2010.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCSAL..


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar