CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumir e ser consumido, eis a questão! (parte II) outras configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo

por VALENÇA, Tom em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VALENÇA, Tom 2010 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal da Bahia Bahia Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 321 Português

Resumo

Nos debates acadêmicos e nas representações midiáticas sobre a problemática das drogas, se tende a centralizar a abordagem na relação entre tráfico, violência e exclusão, muitas vezes naturalizando o consumo de substâncias psicoativas como um fator de desequilíbrio nas configurações socioculturais contemporâneas. Tal perspectiva enfatiza menos o discurso emitido do lugar do usuário que o seu papel como elo mais vulnerável da rede de consumo – principalmente sendo o comércio das drogas ilícitas um dos mais rentáveis do mercado. Se, ao naturalizar a relação entre drogas e ilicitude, se estigmatiza a identidade e as marcas distintivas do usuário, esta pesquisa investiga o discurso identitário que perpassa representações de estudantes universitários usuários – em um momento histórico no qual estes são colocados em evidência pela ampla exibição do filme Tropa de elite, e das proibições da apresentação do filme Maconha/Grass (a verdadeira história da proibição da maconha) em uma universidade federal e da Marcha da Maconha em várias capitais do país.

Palavras Chave Drogas, universitários, processo civilizador, reflexividade e controles sociais.
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação VALENÇA, T. Consumir e ser consumido, eis a questão! (parte II) outras configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo. Salvador/BA. Tese de Mestrado, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2010.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar