CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A percepção da comunidade escolar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – Na Escola Pública Estadual Manoel Vitorino em Salvador – Bahia

por SOUZA FILHO, Roberto Pereira de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOUZA FILHO, Roberto Pereira de 2008 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica do Salvador Bahia Universidade Católica do Salvador, Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 158 Português

Resumo

Este trabalho examinou a percepção da Comunidade Escolar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência na Escola – PROERD, aplicado na Escola Estadual Manoel Vitorino no ano de 2006. Foi usada a metodologia qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos pela Comunidade Escolar da Escola Estadual Manoel Vitorino, envolvida na aplicação do PROERD no ano de 2006; Policiais Militares que aplicaram o Curso; os PM que trabalham na Vigésima Sexta Companhia Independente de Polícia Militar –26ª CIPM, no serviço de Ronda Escolar e os que trabalham na Administração Central do Programa. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e análise de documentos do PROERD. A aplicação do programa, segundo a percepção da Comunidade Escolar, é de grande valia para a prevenção as drogas e a violência no ambiente escolar. Contudo, é evidente a necessidade de se flexibilizar o PROERD, adaptando-o à realidade de cada localidade onde for aplicado. Alguns dos achados são contraditórios. Há discrepâncias entre as declarações de professores, funcionários, alunos PM da Ronda Escolar: para os dois primeiros, não há violência na escola estudada; os dois últimos afirmam o contrário. A pesquisa sinaliza a importância do PROERD acontecer nas cinco últimas séries do ensino fundamental e também no ensino médio.

Palavras Chave Drogas, percepção, Polícia Militar, políticas sociais, PROERD, violência
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SOUZA FILHO, R. P., A percepção da comunidade escolar sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – Na Escola Pública Estadual Manoel Vitorino em Salvador – Bahia. Salvador/BA. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica do Salvador - Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania. UCSAL, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da UCSAL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar