CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo de álcool por motoristas de táxi da orla de Salvador

por CARIBÉ, Gustavo Luis Caribé Cerqueira em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CARIBÉ, Gustavo Luis Caribé Cerqueira 2007 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Faculdade Ruy Barbosa Bahia Faculdade Ruy Barbosa

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Texto integral 59 Português

Resumo

Os acidentes de transporte terrestre representam, em vários locais do mundo, a principal causa de morte matando muitas vezes mais do que guerras. Neste estudo, buscou-se identificar o padrão de consumo de bebida alcoólica, exibido por motoristas de táxi de Salvador antes e durante o horário de trabalho. Assim como, caracterizar o perfil de consumo de álcool entre estes, considerando o tipo de bebida consumida, ocasião, freqüência, grau de consumo e a ocorrência de acidentes automobilísticos. Compreendeu-se que existe um consumo relativamente alto entre os taxistas mais jovens e que quanto mais cedo o inicio do consumo de bebida alcoólica, entre dez e vinte anos, maior a probabilidade de adquirir Doença Alcoólica na vida adulta. Conclui-se com este estudo a necessidade de medidas preventivas e sócio-educativas, assim como, maior atenção à saúde num caráter biopsicosocial para estes trabalhadores.

Palavras Chave Álcool, trânsito, táxi, Salvador - Bahia
Link Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Referência para Citação CARIBÉ, G. L. C. Consumo de álcool por motoristas de táxi da orla de Salvador. Salvador/BA. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade Ruy Barbosa, 2007.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar