CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Os cocaleros do Chapare : coca, cocaína e políticas internacionais antidrogas na Bolívia

por SOUZA, Rosinaldo Silva de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOUZA, Rosinaldo Silva de 2006 Brasília Bolívia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Distrito Federal Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de pos-graduação em Antropologia Social

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 178 Português

Resumo

Ao longo desta tese meu interesse foi descrever a capacidade que agentes poderosos têm para transformar e determinar relativamente o campo de possibilidades dos indivíduos em países com inserção subordinada no sistema internacional. Mais especificamente, descrevi alguns dos resultados da política internacional antidrogas na atividade cotidiana das pessoas relacionadas ao cultivo de coca no Chapare, região boliviana onde realizei pesquisa de campo. Procurei demonstrar, em relato etnográfico e histórico, de que maneira a extensa legislação antidrogas pode ser considerada para se compreender o presente da Bolívia, desde que se leve em conta nessa explicação a história e culturas locais. Particularmente, argumentei que jamais compreenderemos o que acontece com as pessoas nessa região produtora de coca, se não levarmos em consideração as idéias características do Ocidente sobre consumo de drogas e sua maneira de lidar com elas.

Palavras Chave Bolívia, cocaína, cocainero, política antidroga
Link http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=799
Referência para Citação de SOUZA, Rosinaldo Silva. Os cocaleros do Chapare : coca, cocaína e políticas internacionais antidrogas na Bolívia. Basilía/DF. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. Doutorado em Antropologia Social. UNB, 2006.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar