CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de Drogas: a alter-ação como evento

por VARGAS, Eduardo Viana em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VARGAS, Eduardo Viana 2006    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Antropologia da USP   Revista de Antropologia da USP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico   43 Português

Resumo
Este artigo problematiza o elenco de questões e de respostas que costumamos formular a respeito dos usos de drogas e propõe outro modo de pensar essas práticas. Sugere-se que já não é mais suficiente indagar “por que as pessoas usam drogas?” e “qual o significado do uso de drogas?”, nem se contentar com as respostas que são apresentadas quando essas questões são colocadas, pois elas costumam concluir pelo “erro”, pela “falta” ou pela “fraqueza”. Propõem-se, então, outras questões: “o que ocorre em práticas como essas?”, “que experiência usuários e substâncias realizam?”. Conseqüen- temente, propõem-se também outras respostas. Estas novas respostas apon- tam para a existência de eventos – as ‘ondas’ das drogas – que envolvem agenciamentos paradoxais de auto-abandono. Propõe-se que o evento ‘onda’ não resulta de fantasias subjetivas dos usuários, nem de determinações obje- tivas da substância, mas exige modalidades de (in)ação como aquelas pre- sentes no paradoxo da paixão e nos jogos profundos. Sustenta-se que o even- to ‘onda’ envolve modos singulares de engajamento no mundo, nos quais as substâncias são mediadores indispensáveis. Por fim, sugere-se que, em vez de se indagar quem controla a ‘onda’, cabe perguntar se ela ocorre ou não, ou, baseado em Gabriel Tarde, se há ou não alter-ação.

Palavras Chave Drogas ,Medicamentos,Evento,Ação,Gabriel Tarde
Link http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012006000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt]
Referência para Citação VARGAS, Eduardo Viana. Uso de drogas: a alter-ação como evento. In; Revista de Antropologia, São Paulo, v. 49, n. 2, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012006000200003&lng=en&nrm=iso>.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar